CURIOSIDADES
Natura Musical apresenta o documentário “Nossas Tramas”, de Azuliteral
Novo trabalho da artista traz os depoimentos das escritoras paraenses (e suas reflexões) presentes na coletânea “Trama das Águas”, obra inspiradora do álbum musical e visual “Fluxa”. A produção, que está disponível no YouTube, objetiva manter vivas as vozes femininas que tecem, com arte e resistência, as águas e as histórias da Amazônia, confira
No mês de setembro, a multiartista Azuliteral lançou o documentário “Nossas Tramas”, através da plataforma Natura Musical. O novo trabalho traz as vivências e os relatos das autoras contemporâneas paraenses reunidas na coletânea Trama das Águas, obra inspiradora de seu álbum “Fluxa”.
O documentário contém onze episódios, sendo um introdutório e dez dedicados a cada uma das músicas de Fluxa. No álbum musical e visual, a artista de 24 anos mergulha nas narrativas do livro e trabalha na perspectiva de auto-recordação com apoio no elemento água.
Nesta nova etapa do trabalho com Fluxa, Azuliteral revela os bastidores e reflexões sobre as influências de obras feminocentradas conectadas às suas buscas pessoais e políticas, dando voz às escritoras que inspiraram as canções, convidando-as a compartilhar suas histórias de pertencimento, identidade e criação. “Em Nossas Tramas trago o diálogo entre as reivindicações de cada escritora, com a riqueza memorial e artística que reside em cada Mulher e, ainda mais, na potência que há na união das forças dessas águas”, explica.
Para a artista, o projeto é fruto de um encontro potente entre mulheres que, juntas, criam movimentos criativos e de cura: “Meu orgulho e felicidade eram imensos por também fazer parte da coletânea com um conto que escrevi para a ocasião de uma Oficina de escrita com a paraense Monique Malcher”. E completa: “Essa formação, inclusive, foi uma experiência que rendeu muitas conexões com mulheres ímpares. Tanto o livro, quanto o documentário são frutos dessa vivência: a união de mulheres potentes que geram inúmeros movimentos criativos”.
“Nossas Tramas” reúne depoimentos de oito das dez escritoras presentes na coletânea original, valorizando suas narrativas, mesmo as ausentes, que são citadas e representadas simbolicamente em seus contos e na fluência literatura-música trazida por Azuliteral.
O público pode esperar um mergulho sensível e crítico nas memórias afetivas do território paraense. “Esse trabalho é recheado de memórias afetivas do nosso território, bem como é rico em posicionamentos críticos de mulheres politizadas que reconhecem as dores e as delícias de ser e estar nesse lugar inundado por rios e histórias”, detalha a multiartista.
Azuliteral convida a todos para prestigiarem as escritoras e a arte paraense, e finaliza: “Essa produção reafirma a urgência de manter vivas as vozes femininas que tecem, com arte e resistência, as águas e as histórias da Amazônia”. O documentário completo está disponível no canal do YouTube: Azuliteral, em uma playlist especial.
“Fluxa”, de Azuliteral, foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Daniel ADR, Elas no Comando, Flor de Mururé e Festival Lambateria. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Dona Onete, Raidol, Nic Dias e os festivais Mana, Lambateria e Psica.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.
Serviço:
Natura Musical apresenta o documentário “Nossas Tramas”, de Azuliteral
Disponível no canal oficial da artista no YouTube
Livro inspirador: Malcher, Monique (org.). Trama das Águas. São Paulo: Monomito
Editorial, 2020. @leiamonomito
Acompanhe as escritoras que compõem o Trama das Águas:
Mayara La-Roque Oluwandê (@mar.yara.oluwande)
Inaê Nascimento @inaenascente (@bibi_lion)
Marcela Inajá (@marcela.gomesf)
Monique Malcher (@moniquemalcher)
Clara Gianni (@witchgianni)
Laiane Guedes (@laianeguedesss)
Fontel (@estudosdamaternidade | @luana.fontel)
Juliana Aleixo (@modernuslumem)
Bianca Conde Leao (@bibi_lion)
Créditos de imagem:
Realização – MandaJob
Direção Artística – Azuliteral e Kamila Ferreira
Fotografia e Edição – Stela Abreu
Design – Ellayne Larissa
Styling – Babildri
Maquiagem – Pietra Pojo
Tranças – Cami Malcher (@guamafrica)
Locação e Apoio – Balneário Maranga




