Conecte-se conosco

COLUNA | EDUCAÇÃO EM FOCO

VESTIBULAR X ANSIEDADE | Não sofra por aquilo que você não pode controlar

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Olá queridos leitores e pré-universitários, resolvi trazer para vocês esse tema, pois há alguns dias percebi meus alunos inquietos: “Professora, será que o ENEM vai ser esse ano ou só ano que vem? Essa incerteza é horrível meu Deus, e agora?” Calma, jovem! Ansiedade não ajuda em nada, ao contrário, só atrapalha.

O medo é real, eu sei. Passamos três anos de nossas vidas sendo pressionados por simulados ENEM, maratonas ENEM e por frases como: “Foca no ENEM, olha o ENEM, vamos lá pré-ENEM”. Sabemos que essas falas tem a intenção de motivar, mas ao mesmo tempo lançam sobre nós o peso da responsabilidade e da expectativa por resultados notáveis, o que não é saudável para nossa saúde mental.

Ao longo dos anos na docência vi alunos se descabelando por coisas que não influenciarão no resultado final e mais recentemente vimos o desespero sobre a data do ENEM. É normal estarmos ansiosos nesse período, mas manter a mente equilibrada é essencial para que o processo seja menos doloroso. Devemos lembrar que existem coisas que fogem do nosso controle e sofrer por elas não trará a solução, leve isso para a sua vida.

E vamos à boa notícia da semana:

No último dia 02, finalmente, foi divulgado o edital do Exame Nacional do Ensino Médio e podemos estudar de olho nesse curto prazo que nos resta. Confira abaixo o link para o edital completo e as datas de aplicação das provas.

  • Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da inscrição: até 19 de julho
  • Solicitação de tratamento por nome social: de 19 a 23 de julho
  • Aplicação das provas: dias 21 e 28 de novembro

A grande novidade dessa edição do ENEM é a aplicação do modelo digital a ser realizado no mesmo dia das provas físicas, o que será um grande desafio para o INEP, mas essas são cenas para os próximos capítulos.

Edital ENEM Impresso: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_enem2020_impresso.pdf

Edital ENEM Digital: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_enem2020_digital.pdf

Agora que seu coração está mais aliviado, fique atento!

Este é um momento para focar em uma rotina de estudos bem planejada, com resumos e muito, mas muito exercício. Não esqueça de descansar, cuidar da alimentação e se exercitar. Chegou a hora de preparar o corpo e a mente afim de enfrentar a prova de resistência que nos espera em novembro.

Boa sorte!!!

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.