Conecte-se conosco

COLUNA | EDUCAÇÃO EM FOCO

Aprendendo idiomas com música

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Estudar idiomas é algo fundamental para nossa colocação no mercado de trabalho, mas aprender novas línguas influencia em outros aspectos de nossa vida. Saber idiomas aumenta nosso conhecimento cultural, vivência, experimentação do que está ao nosso redor e amplia o olhar para novas possibilidades. Por outro lado, não saber idiomas pode ser um aspecto muito limitador na sua relação com o mundo, isso pode significar menos acesso à informação, por exemplo.

Para nos ajudar nesse processo de aprendizagem, podemos fazer bom uso das músicas, pois os ritmos e melodias nos auxiliam na memorização de estruturas frasais e ampliação de vocabulário de maneira mais eficaz. Vamos ver quatro dados sobre o processo de aprendizagem através das canções.

  1. Quando cantamos, buscamos reproduzir os diferentes sons e tons, isso nos auxilia a ter um sotaque mais fluido, sem estar pronunciando palavra por palavra.
  2. Ao escutar música assimilamos a sintaxe e enriquecemos nosso vocabulário, pois as canções trazem expressões idiomáticas e gírias que nem sempre fazem parte do conteúdo programático de um curso de idiomas.
  3. As músicas trabalham a nossa memória. Cantar as palavras que aprendemos nos ajuda a lembrá-las. Você lembra como aprendeu o alfabeto quando criança?
  4.  Ouvir um idioma estrangeiro não traz benefícios somente para os adultos. Os bebês que escutam vários idiomas enquanto crescem, terão maior sensibilidade linguística. Portanto apresente várias músicas em diferentes idiomas para os pequenos, lembre-se não só de Baby Shark vive o homem.

Existem várias ferramentas para o aprendizado de idiomas com música, como o Spotify e o Youtube, onde podemos acessar as músicas e as letras de forma simultânea. É recomendado sempre pesquisar no as letras, anotando em um caderno ou realizando a impressão para melhor análise. Não deixe de deixar catalogadas em uma pasta as músicas que você estudou.

Uma outra plataforma bem curiosa é o Lyrics Training, disponível em site e aplicativo. Nele você pode escolher entre treze idiomas para treinar com canções e cenas de filmes em tarefas de completar, marcar ou cantar em karaokê. Existe pontuação por acerto e velocidade nas respostas, rankings nacionais e mundiais para cada canção, além de premiação como forma de incentivo para seguir praticando.

https://lyricstraining.com/

O LyricsGaps é similar ao anterior, existem níveis de dificuldade e os professores podem personalizar as atividades de acordo com a necessidade. Nessa plataforma também é possível clicar nas palavras da canção e verificar o significado no seu idioma nativo.

http://www.lyricsgaps.com/

Que outras plataformas vocês conhecem? Espero que essas sejam úteis e destravem seu cérebro para aquisição de novos idiomas.

Juliana Rocha Medeiros. Professora de Língua Espanhola.  

Graduada pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Ensino da Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes e em Metodologias Ativas e Ensino Híbrido pela Faculdade Anísio Teixeira.

Instagram: @maestrajurocha

Propaganda
1 Comment

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.