Conecte-se conosco

COLUNA - PRAGAS URBANAS & VOCÊ

CUPINS | Uma ameaça silenciosa!

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Os cupins podem causar diversos estragos em edificações, móveis, objetos e etc. São insetos com alto poder de destruição.

Porém, embora sejam perigosos, os cupins têm uma grande contribuição para o planeta, pois equilibra o ecossistema, formando pequenos canais na terra, permitindo a drenagem e aeração do solo, além de contribuir no processo natural de reciclagem.

O problema é quando fazem abrigos no lugar errado, ou seja, em meio aos centros urbanos. Por isso, é importante saber identificar a presença dos cupins e fazer o controle na hora certa.

Somente no Brasil existem mais de 300 espécies de cupins. No entanto poucas delas podem ser consideradas um problema para nós. Vamos falar especificamente de três espécies.

CUPIM ARBORÍCOLA – Costuma construir o seu ninho principalmente em copas de árvores e estrutura de telhados. Essa espécie infesta todos os tipos de madeira não tratadas, seja ela qual for.

DICA CASEIRA: As madeiras de seu telhado, até mesmo antes de instaladas, podem ser pinceladas com uma mistura de 50% de óleo diesel e 50% de óleo queimado, isso antes de sua madeira ser pintada e/ou envernizada. Isso lhe dará uma segurança mínima de 1 a 2 anos livres dos cupins. 

CUPIM DE SOLO – Também chamado de cupim subterrâneo. São capazes de destruir até mesmo materiais que não fazem parte de sua alimentação, como borrachas, cabos, couro, metais, tijolos, isopor, entre outros. Como sugere o nome, esses cupins constroem seus ninhos principalmente no solo, e são atraídos facilmente por humidade. Os ninhos dos cupins de solo são formados basicamente por uma mistura de fezes, saliva e solo. E sua rainha pode viver até 15 anos.

CUPIM DE MADEIRA SECA – É facilmente encontrado em Sofás, molduras de quadro, portas, caixas de papelão, caixotes, pallets e etc. A colônia pode viver cerca de 10 anos. Caso veja em baixo de móveis bolinhas pequenas e claras, saiba que são vezes de cupins dessa espécie.

ATENÇÃO. Esses cupins são quase imperceptíveis, pois atuam de dentro para fora na madeira, apenas abrindo pequenos furos para liberar o excesso de fezes que fica dentro da madeira, uma vez feito isso, tendem a tampar novamente esses buracos.       

Na dúvida opte por uma empresa especializada.

Proteja-se! Pragas podem matar.

Por: Sidney Costa – Diretor da ECCOPRAGA – Soluções ambientais

Instagram @eccopraga
Fone/ WhatsApp: (91) 98127-0480
E-mail: eccopraga@eccopraga.com   

Visite nosso site: eccopraga.com   

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.