Conecte-se conosco

COLUNA - PRAGAS URBANAS & VOCÊ

MOSQUITOS | Pequenos e perigosos!

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Pernilongo, carapanã e muriçoca, esses são alguns nomes pelos quais os mosquitos são conhecidos dependendo do Estado Brasileiro e é o clima que determina o grau de infestação.

Quando falamos de mosquitos, logo lembramos das doenças que podem ser transmitidas por esses insetos. DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA, FEBRE AMARELA E MALÁRIA.

DO QUE SE ALIMENTAM?

O néctar das plantas é a principal fonte de alimento dos mosquitos.

Mas porque picam? A fêmea é a única que pica o ser humano. Isso acontece, porque o sangue auxilia na produção e no desenvolvimento dos seus ovos.

QUE TIPOS DE MOSQUITOS EXISTEM?

Os mosquitos mais comuns são os Culex, presente em áreas urbanas, perto de córregos e rios poluídos. Além de causar incômodo por suas picadas doloridas, também podem causar a doença Filariose. Normalmente esse mosquito prolifera-se em locais com saneamento precário, fossas abertas e etc.

Porém, quando se trata de mosquitos, sem dúvida o mais famoso é o mosquito Aedes aegypti, isso porque esse inseto é o responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, além de ser vetor da febre amarela. Algo importante, diferente de outras espécies que possuem uma picada dolorosa, essas espécies no geral não causam coceiras e nem dor ao picarem.

A maior incidência de Aedes aegypti é verificada em locais com maior concentração de pessoas. Cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea pode colocar até 400 ovos. Os locais preferidos para o despejo dos ovos são garrafas vazias, calhas, caixas d’água, pneus e etc.

 Uma observação importante, mesmo que você se cuide, no sentido de manter um ambiente livre de água parada, lixo a céu aberto, jardins com a devida manutenção, se seus vizinhos não fizerem o mesmo, ainda assim os riscos de ter mosquitos em sua casa são enormes, isso porque, eles podem voar algumas centenas de metros ao redor de seu foco. 

ATENÇÃO, por causa da pandemia da Covid-19 as doenças acima citadas podem facilmente ser confundidas com o novo coronavírus. Na dúvida procure um médico mesmo que seja para uma consulta por vídeo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os casos de dengue no Brasil em 2020 já passam de 1 milhão.

Mosquitos também podem matar. Se cuida tá!?

Na dúvida opte por uma empresa especializada.

Proteja-se! Pragas podem matar.

Por: Sidney Costa – Diretor da ECCOPRAGA – Soluções ambientais

Instagram @eccopraga
Fone/ WhatsApp: (91) 98127-0480
E-mail: eccopraga@eccopraga.com   

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.