Conecte-se conosco

BELÉM

Estratégico | Gestores municipais planejam ações integradas para Belém

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A Prefeitura de Belém tem apostado em ações integradas para melhorar a vida da população. E para garantir o trabalho conjunto das secretarias municipais nos próximos anos, os titulares das pastas participam de reuniões de planejamento. Uma delas ocorreu nesta quinta-feira, 25, e terá continuidade amanhã, 26.  

“O planejamento tem o objetivo definir quais são os projetos estratégicos e de que modo esses projetos vão ser fruto da ação integrada dos órgãos da prefeitura”, informa o prefeito Edmilson Rodrigues, que acompanha as reuniões.  Ele resalta, que este diálogo garante que obras e recursos sejam viabilizados com maior facilidade. 

O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, define que com o planejamento é possível otimizar recursos, tempo e criar uma unidade administrativa. “Isso é bom para a sociedade, faz com que os recursos públicos sejam otimizados e bem utilizados”, informa Moura. 

Integração por áreas de atuação 

Para definir as ações conjuntas, durante a reunião as secretarias foram divididas em seis eixos de trabalho que estão relacionadas à gestão democrática, economia inovadora, cidade diversa e inclusiva, políticas urbanas e ambientais, políticas sociais e segurança cidadã e cidadania cultural e comunicação.  

“Nós estamos definindo quais são as prioridades da gestão, de acordo com o que foi apresentado na campanha eleitoral. Então, para que essas prioridades se efetivem isso não depende só de uma secretaria ou outra. Por isso, nós temos que reunir várias secretarias”, explica o secretário municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Cláudio Puty, que coordena as reuniões.  

A titular da Coordenadoria Antirracista, Elza Rodrigues, conta que o eixo de diversidade e inclusão vai trabalhar para combater qualquer tipo de violência e por políticas públicas de inclusão social “com recorte racial, de gênero, identidade sexual, questão indígena. “Esse é um levantamento de ações concretas que podem ser realizadas”, informa. 

Já no eixo economia inovadora para a vida e cidadania, uma das prioridades será a formação de famílias atendidas pelo programa de renda cidadã Bora Belém. “Vamos trabalhar em um programa especial de sensibilização, formação, busca de aptidões, necessidades e sonhos para que possamos apoiá-las”, explica a gestora do Fundo Ver-O-Sol, Georgina Galvão, integrante do grupo de trabalho.  

E como sugere o nome do grupo gestão democrática, participativa e humanizada, a administração pública no município deve ganhar uma nova roupagem, cada vez mais próxima da população. “Nós debatemos nesse grupo projetos estratégicos voltados à participação popular,  políticas para a valorização das servidoras e servidores públicos e modernização da administração pública”, pontuou a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, que faz parte do grupo. 

Nesta sexta-feira, 26, a reunião de planejamento continua com os eixos de trabalho: políticas urbanas e ambientais, políticas sociais e segurança cidadã, e cidadania cultural e comunicação.  

Por: Juliana Brito

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.