Conecte-se conosco
Foto: Reprodução / Fonte: Agência Pará

PARÁ

Detran alerta motoristas devem redobrar os cuidados com a direção, por causa do aumento das chuvas

Com a chegada da temporada chuvosa no Pará, os motoristas devem redobrar os cuidados com a direção. Seja em vias movimentadas pelo centro da cidade, ou em viagens mais longas pelas estradas, direção com chuva exige mais atenção sempre. Por conta disso, o diretor técnico-operacional do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Bento Gouveia, afirma que toda cautela possível não é pouca e pode, sim, salvar vidas no trânsito. 

A água acumulada na pista é uma das principais fontes de riscos de acidentes nesta época. “É muito importante que cada indivíduo tenha total conhecimento do seu veículo, bem como, conhecer a via – se costuma alagar, ou se existem lombadas, por exemplo. Se não conhecer, é preciso é ter muita atenção”, alerta Bento. “Se aquaplanar, é preciso segurar o volante com as duas mãos, movimentando para perder velocidade e evitar usar o freio até que saia daquela linha de água e recuperar totalmente o controle”, ensina.

O ideal mesmo, em caso de chuva forte, é estacionar em algum local seguro e só retomar a condução quando o clima melhorar. Mas se isso não for possível, as atenções devem se voltar integralmente para a via, então nada de mão no celular, no som ou em qualquer outra movimentação que possa distrair o motorista. 

É ainda recomendado pelo Detran que os condutores inspecionem muito bem o seu veículo e mantenham a revisão em dia, para que haja segurança no momento de freadas mais bruscas. Ultrapassagens devem ser evitadas a todo custo. É importante também garantir a integridade do limpador de parabrisas, do desembaçador e também dos pneus. Mais do que em outras situações, é preciso respeitar a distância mínima em relação ao carro da frente, já que, com a pista molhada, em caso de uma parada mais brusca do dianteiro, fica mais difícil parar completamente o carro de trás.

Dicas de direção defensiva: 

– Fazer revisão dos pneus, freios e faróis do veículo; 

– Checar o funcionamento dos limpadores e desembaçadores; 

– Reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo da frente; 

– Em caso de pouca visibilidade, pare e espere as condições de tempo melhorarem; 

– Se pegar a estrada para viajar, prefira ir durante o dia; 

– Evitar freadas ou mudanças bruscas de pista, pois o acúmulo de água pode provocar a aquaplanagem.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top