FAMOSOS
Gleici Damasceno apresenta performance e entrega prêmio como Madrinha da Amazônia no Prêmio Chico Vive
Gleici Damasceno, atriz acreana e símbolo de representatividade da região Norte, será um dos destaques da cerimônia do ‘Prêmio Chico Vive’, que acontece nesta quinta-feira (23/10), no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. Em uma performance cênica inédita, Gleici dará vida à personagem Midiativista, figura poética e pulsante que representa a juventude engajada e as urgências do presente.
A premiação, que reconhece projetos socioambientais liderados por jovens de todo o Brasil, terá um formato sensorial e artístico, com direção de Rafael Dragaud e performances que celebram os biomas brasileiros. Ao lado de Dira Paes, Gleici também será madrinha da categoria Amazônia – uma escolha simbólica que reforça sua origem e trajetória ligada às causas ambientais e sociais.
“Ser madrinha de uma das categorias do Prêmio Chico Vive é mais do que uma honra — é um reencontro com minhas raízes, com a floresta e com o poder transformador da cultura. Por eu ser uma jovem amazônida, essa conexão é muito profunda. Eu cresci admirando e ouvindo falar de Chico Mendes, da sua luta e da sua coragem. Hoje, poder homenageá-lo com arte e entregar um prêmio a jovens que seguem esse legado me enche de esperança. A cultura tem força pra despertar consciências. Quando colocamos arte e ativismo no mesmo palco, a floresta também fala — e a juventude ecoa”, conta Gleici Damasceno.
Gleici representa autenticidade e força de uma juventude que não apenas sonha, mas age. Sua presença e voz ajudam a ampliar as lutas pela preservação da floresta e pela valorização dos povos da Amazônia. Aliás,vale lembrar,tópicos esses abordados pela atriz em um debate promovido pelo Prêmio, em setembro, onde falou ao lado da jovem liderança indígena, Txai Suruí, sobre juventude, cultura e meio ambiente.
A personagem Midiativista, interpretada por Gleici, é parte das cenas dramáticas da cerimônia e surge como uma figura contemporânea e inquieta, em contraste e diálogo com o Ser da Floresta, personagem simbólico encarnado pelo ator manauara Adanilo Reis. Para completar a celebração na parte artística, ainda haverá musicais do pianista Jonathan Ferr.
Vencedora do BBB18, Gleici Damasceno é formada em artes dramáticas e consolidou-se como atriz no cinema nacional. Em 2023, protagonizou o premiado filme Noites Alienígenas, primeiro longa gravado no Acre, que venceu o Festival de Gramado e foi indicado a diversas premiações nacionais e internacionais. Ela também integra o elenco das séries Tarã e Amor da Minha Vida, da Disney+ (que devem ser lançadas em breve).
Com forte atuação pública e engajamento em pautas sociais, ambientais e culturais, Gleici traz para o Prêmio Chico Vive sua história de vida como símbolo de resistência e transformação. Sua participação fortalece o alcance da iniciativa e amplia o diálogo entre cultura, juventude e meio ambiente.
A cerimônia terá ainda apresentação de Bruno Gagliasso e Aline Midlej, além da presença da família de Chico Mendes. O evento premiará seis jovens lideranças, cada uma representando um dos biomas brasileiros, e marca a criação da Rede Chico Vive, uma aliança nacional de ativismo jovem pela sustentabilidade.
Com informações da assessoria.




