ENTRETENIMENTO
CULTURA VIVA: Latinidade, Saudade e Brega encerram projeto neste sábado, 24, com festa no Guamá
Evento será realizado na quadra da Escola de Samba Bole Bole e contará com shows de Bruno Benitez, Brenda Moraes e Dj Maderito
Neste sábado, 24 de maio, será realizada a última edição do Cultura Viva, projeto de descentralização de programação cultural em Belém. O evento será no bairro do Guamá, na sede da Escola de Samba Bole Bole, e contará com uma trilha sonora composta por Seresta, Latinidade e Brega. Brenda Moraes, Dj Maderito e Bruno Benitez, idealizador do Cultura Viva, comandam a programação do projeto realizado via Lei Federal Aldir Blanc, pelo edital promovido pela Prefeitura de Belém.
Com um formato de circulação (o projeto teve duas edições em diferentes locais, a primeira foi realizada dia 17 em Icoaraci), o Cultura Viva se propõe a ocupar espaços comunitários que desenvolvem atividades socioculturais, oferecendo uma programação que também prestigie os artistas da comunidade.
“A importância desse projeto é fomentar cultura nos bairros. É estar junto à comunidade, mostrar que a nossa cultura é importante, não só nos alimentar de coisas de outros estados como o Forró ou Arrocha, mas sim nos valorizar como identidade, isso é de extrema importância. É muito gratificante ver que temos força sim, que temos raiz, que temos identidade”, reflete Brena Moraes, cantora, filha da saudosa Rainha da Saudade, Cleide Moraes. “Minha mãe, Cleide Moraes, foi uma cantora muito conhecida na região Norte, mas nunca chegou em uma emissora nacional,ela cantava muito em eventos públicos, nos bairros da cidade, esses eventos são muito importantes para divulgar nossa cultura”, relembra.
Nesta primeira edição, o projeto teve como anfitriião o Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci, que recebeu a primeira noite no último sábhado, 17, e a quadra da Escola de Samba Bole-Bole, no bairro do Guamá, que recebe a programação neste sábado, 24 de maio, a partir das 20 horas, com shows de Dj Maderito, Brenda Moraes e Bruno Benitez.
A entrada é um preço simbólico de R$ 5,00 com arrecadação de alimentos para projetos desenvolvidos pela própria comunidade.
“Esse projeto começou como uma proposta de circulação do meu quarto álbum, o Disco Vivo. A ideia era fazer shows de divulgação do trabalho e aí pensei em agregar outros artistas e realizar em bairros não tão centrais de Belém e resolvi convidar as comunidades para participar do processo de seleção dos artistas do evento”, explica Bruno Benitez, músico e idealizador do projeto. “Além disso, a proposta é que a programação movimente a economia criativa e o micro empreendedorismo local, contribuindo para a formação de um circuito cultural e econômico dentro da própria comunidade”, detalha Bruno.
O projeto é realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, via edital promovido pela Prefeitura de Belém.
Release e fotos aqui: IMPRENSA – Cultura Viva Guamá.
Serviço:
| O quê |: Projeto Cultura Viva (Guamá)
| Quando |: 24 de maio de 2025 (sábado) a partir das 20 horas
| Onde |: Quadra do Bole – Bole (Passagem da Pedreirinha, 153, Guamá).
| Atrações |: Dj Maderito, Bruno Benitez e Brenda Moraes
| Ingressos |: R$ 5,00 + 1 kg de alimento
| Informações |: +55 91 98190-8453.
| Realização |: Lei Federal Aldir Blanc, via edital promovido pela Prefeitura de Belém.
Sobre os artistas:
Bruno Benitez: Representante da música latino-amazônica feita em Belém-PA, Bruno Benitez mistura a latinidade da Cúmbia, Salsa e Merengue com os gêneros amazônicos como o Carimbó, Lambada e o Marabaixo. Bruno traz nos genes uma herança multicultural, com raízes no Pará e no Uruguai, transitando pelos idiomas e sonoridades destas matrizes culturais.
Brenda Moraes: Filha da saudosa Rainha da Seresta Cleide Moraes, Brenda Moraes herdou da mãe o timbre e a versatilidade musical, transitando tanto pelos ritmos da seresta, samba e outros consagrados pelo público. É hoje grande destaque dos bailes da saudade e rodas de samba de Belém.
Dj Maderito: Cantor, compositor, produtor cultural. Maderito é membro da banda Gang do Eletro e também desenvolve paralelamente uma carreira de Dj e colaborações com diversos artistas. Já realizou shows por todo Brasil e também em outros países.




