Conecte-se conosco

BELÉM

Primeiros ônibus elétricos chegam a Belém

Publicadas

sobre

Na tarde desta terça-feira, 2 de julho, os primeiros ônibus elétricos da nova frota de Belém foram apresentados à população na Estação do BRT Mangueirão. Esses veículos fazem parte da primeira frota própria da cidade, que terá um total de 213 ônibus, sendo 30 elétricos e os demais com tecnologia para reduzir a emissão de gases poluentes.

A expectativa é que os ônibus elétricos comecem a circular em caráter experimental no próximo mês, em uma linha que ligará o terminal do BRT Mangueirão ao terminal de São Brás.

“É o início de uma nova era. Belém é a primeira cidade da Amazônia a adotar essa tecnologia e está dando um exemplo para o Brasil e para a América Latina”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues. “Teremos uma frota moderna que oferecerá segurança e conforto ao nosso povo”, acrescentou.

A aquisição dos ônibus é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo Federal, com recursos do PAC Seleções, e um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para os moradores que dependem do transporte público, como Roseane Amorim do bairro do Mangueirão, a chegada dos novos ônibus é um alívio. “Espero que tudo melhore. Com ar-condicionado, será mais confortável, já que nossa cidade é muito quente”, disse ela.

Modernidade e Conforto

Os novos ônibus elétricos de Belém são o modelo mais moderno do Brasil. Eles possuem tecnologia avançada, são monoblocos, o que os torna mais leves, seguros e econômicos. Adaptados para pessoas com deficiência, os veículos também oferecem ar-condicionado, internet wi-fi e carregadores de celular. A cabine do motorista é equipada com assento pneumático, direção moderna, monitor para as câmeras internas e externas e retrovisores digitais.

Com autonomia de 270 quilômetros e capacidade para até 76 passageiros, os ônibus podem ser totalmente recarregados em menos de 3 horas. “Produzimos esse ônibus em trinta dias devido à nossa alta capacidade de produção”, destacou Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para América Latina.

Ana Valéria Borges, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), explicou que a transição para veículos elétricos impactará positivamente na qualidade de vida dos usuários e dos operadores do transporte público.

Serviço:

  • Evento: Apresentação dos primeiros ônibus elétricos de Belém
  • Local: Estação do BRT Mangueirão
  • Data: 2 de julho
  • Início da operação: Mês que vem, em caráter experimental

Belém está dando um passo importante para a modernização e sustentabilidade do transporte público, beneficiando todos os seus cidadãos.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.