ENTRETENIMENTO
‘De cima do Rio Maguari’: videoclipe apresenta carimbó urbano de Icoaraci e Outeiro
O grupo Os Falsos do Carimbó lança o clipe de estreia neste domingo (2)
O grupo Os Falsos do Carimbó lança, neste domingo (2), o videoclipe de estreia, “De cima do Rio Maguari”. Com a periferia de Belém como cenário, as imagens apresentam o carimbó urbano dos distritos de Outeiro e Icoaraci, incubadoras da cultura popular na capital paraense. Um circuito de shows está sendo realizado ao longo do mês com o objetivo de promover o clipe, que encerra neste sábado (1º), véspera do lançamento, com uma apresentação na Casa Flow, localizada no bairro do Guamá, a partir das 19h.
Formado pelos brincantes da cultura popular Hugo Caetano, Melk Freitas, Arilson DiPreto, Lucas Silva e Flávio Cunha, o grupo Os Falsos do Carimbó apresenta uma trilha sonora carregada de afetividade e pertencimento, ambientada diretamente das praias e belezas naturais de Outeiro e Icoaraci. O videoclipe busca captar o olhar de quem atravessou a ponte e adentrou um território cheio de poesias, natureza e manifestações. Nos versos de Mestre Apolo da Caratateua, a produção visual também chama a atenção para um das maiores problemáticas que a população da ilha de Outeiro enfrenta: o transporte público.
“Os distritos de Outeiro e Icoaraci carregam um legado muito bonito na construção do carimbó. Entretanto, é importante dizer que nem toda inspiração sai de um cenário bonito e organizado, pois estamos falando de um território esquecido pelo poder público. Nosso objetivo é criar e recriar paisagens sonoras em uma narrativa afetiva de quem atravessa a cidade fazendo carimbó de verdade, porque de falso o grupo só tem o nome”, destaca Hugo Caetano.
O trabalho audiovisual também homenageia grandes mestres do carimbó do interior do Pará e da Região Metropolitana de Belém, que são inspirações no trabalho do grupo, como Mestre Jaci, Mestre Lourival Igarapé, Mestre Nego Ray Mundé e Mestre Ney Lima Pela Paz. “Essa produção é uma grande conquista para Os Falsos do Carimbó, pois celebra a nossa trajetória e aqueles que fazem parte da nossa construção como artistas de carimbó. O resultado é uma soma da ajuda de nossos parceiros e amigos”, enfatiza Lucas Silva.
Sobre o grupo
As ruas de Belém foram o pontapé inicial na trajetória do grupo, formado por artistas de rua que ganham o sustento com um dos mais tradicionais ritmos da cultura paraense, o carimbó. Brincantes da cultura popular e ativistas sociais, os integrantes têm histórico relevante dentro dos distritos de Icoaraci e Outeiro, colaborando com grupos e espaços que fomentam a educação popular fortalecendo a identidade nortista.
Hugo Caetano, Lucas Silva e Melk Moraes são primos cujo a família tem tradição no carimbó desde a década de 1980 com o extinto grupo “Os Irmãos Coragem”. Desde 2018, tocam juntos como Os Falsos do Carimbó acompanhando mestres como Cuité Marambaia e Lourival Igarapé. Em 2020, o grupo ganha a colaboração de Arilson DiPreto, jovem quilombola da comunidade de Cachoeira Porteira, Oriximiná, percussionista que estuda ritmos de matriz africana. Com formação consolidada, em 2022, o grupo lança o primeiro EP autoral “Caratareua-Icoaraci”, que teve seu show de lançamento no Teatro Experimental Waldemar Henrique.
“Realizar um show de carimbó em um palco como o do Teatro Waldemar Henrique é de uma honra imensurável por toda sua história, mas sabemos que espaços como esse não são a realidade de grupos de cultura popular, e assim como Os Falsos do Carimbó o que desejamos e que outros grupos também possam viver essa experiência”, ressalta Melk Moraes.
Serviço
Os Falsos do Carimbó lança videoclipe “De cima do Rio Maguari”
Data: 02/06/2023
Redes sociais:
YouTube: Os Falsos do Carimbó
Instagram @osfalsosdocarimbo
Contato para shows: osfalsosdocarimbo@gmail.com




