Conecte-se conosco

COLUNA - PARÁ EDUCANDO

Essa escola é nossa

Publicadas

sobre

Foto: AnaNews | Fonte: Correio Paraense

Celebrado o seu dia no mês de março, precisamente hoje, dia 15, a escola tem significado muito importante na vida daqueles que, por lá passaram ou, ainda, nela estão.  A palavra escola origina-se do grego scholé e, dentre seus muitos significados, destacamos “ocupação literária, o que serve para transmitir, instrução, conhecimento, experiência”. Na prática, sabemos que ela é o local onde o aprendizado acontece, de maneira formal, a fim de formar sujeitos críticos e conscientes para suas vivências em quaisquer âmbitos.

O ser humano dispensa significativo tempo à escola e, nesse ínterim, ela se torna o espaço dedicado ao ato de aprender, de socializar, de construir, de compreender e de transformar e ser transformado, dentre as muitas ações, as quais ela engendra. É justamente nesse lócus dinâmico, somado ao contexto social e familiar vivido, que alcançamos as novas experiências e saberes. Todo o processo é formador, do ato mais formal, quer seja na sala de aula, na interação entre professores e alunos e alunos e alunos, na efetivação do currículo rico em suas funções e significâncias, e emancipador, até nas relações com os demais sujeitos que atuam continuamente nela.

A escola do século XXI traz uma geração de aprendentes bastante diferente das gerações das últimas décadas do século passado. Não há como falar em uma única tendência pedagógica que norteia o ato de ensino-aprendizagem nesse novo universo de vivências dos seus integrantes. A contemporaneidade trouxe novos pensamentos, expressões e liberdades que mostram suas vivazes nuances nesse lugar, onde grupos se aglutinam com suas características e afinidades, em busca de seus espaços e falas na defesa de suas ideologias e pluralidades e enfrentamento ao preconceito e à intolerância. É a diversidade que chegou para ficar e ser respeitada.

A escola é para todos. Ela representa o pertencimento, a identidade e o direito à educação. Dela flui a cientificidade, o saber e o senso crítico que agregam às histórias de vidas, adicionados nas experiências trocadas. Ela é vida, é fomento de mudanças, construção de conhecimentos, incentivo ao novo e garantia de autonomia humana e social. Esse espaço, muitas vezes, visto apenas de forma física, é o ambiente capaz de suscitar a verdadeira transformação na vida do ser humano.

Como um dos organismos sociais mais vivos, a escola tem em sua evolução histórica a marca de esforços para garantir a relevância educacional nas égides científica e social. Sua missão de agir e desenvolver as competências e as habilidades dos alunos, de maneira formadora e emancipatória, ainda enfrenta desafios em busca de qualidade da educação em seus mais substanciais fatores de mudança social, como a inclusão e a equidade. Seus atores vivem diariamente a dinâmica de fazer acontecer esses novos saberes que produzirão novos atos, novos conhecimentos, novos parâmetros e novas quebras de paradigmas e construção de outros novos pilares. É nessa ambiência altamente dinâmica que as gerações futuras chegarão e, também, farão evoluir fortemente a sociedade através do lugar onde renovar é o ato imperativo para a evolução das sociedades, a estimada escola.

Propaganda
3 Comments

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.