Conecte-se conosco

BELÉM

Nossa Senhora de Nazaré recebe as homenagens do povo paraense nas ruas de Belém

O povo católico paraense presta suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré na manhã desta sexta, 8, ela que segue pelas ruas de Belém no que se convencionou chamar de Procissão do Traslado desde a Basílica, em Nazaré, até o município metropolitano de Marituba. Ao contrário dos anos anteriores, desta vez, a Imagem Peregrina, que já veste o novo manto mostrado ontem durante missa celebrada às 18, na Basílica, não pernoitará na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua. Ela retorna para Nazaré no final da manhã de hoje.

A Diretoria da Festa declarou ao CORREIO PARAENSE que esta é a única romaria programada para acontecer durante toda a Quadra Nazarena, posto que a capital paraense ainda vive sob o espectro da contaminação por covid-19, sendo necessárias ainda as medidas de prevenção sanitária, tanto que, para ingressa na Basílica Santuário, os fiéis devem apresentar suas carteiras de vacinação em primeira e segunda dose contra o vírus que já matou mais de 16 mil paraenses desde o ano passado.

Começou a programação desta sexta-feira com missa solene na Basílica Santuário, iniciando às 6h30. Logo em seguida, a imagem da santa foi colocada no carro-berlinda, da Polícia Rodoviária Federal, e seguiu para a Zona Metropolitana, recebendo homenagens ao longo do trajeto. O carro seguia devagar, mas com certa velocidade para evitar que pessoas se encorajassem a sair correndo atrás; mesmo ciclistas teriam dificuldade em acompanhar o trajeto. A DFN explica que essa providência foi tomada para que as pessoas pudessem ver a Imagem Peregrina, mas que não se aglomerassem, tanto assim que não haverá o Círio nos moldes antigos.

No domingo, depois da missa do Círio, na Catedral Metropolitana da Sé, que estará de portas fechadas, a imagem será levada até o píer da Casa das 11 Janelas, onde estará o Helicóptero que sobrevoará todo o trajeto do Círio e vários pontos da capital paraense, devendo pousar no píer do estacionamento do Centro Social de Nazaré (local do arraial), onde a imagem será tirada, posta na berlinda e levada de volta à Basílica.

A DFN acredita que, com a população totalmente vacinada e a volta da normalidade a Belém, no próximo ano, o Círio volte a acontecer. Será uma celebração mais do que especial, pois será o jubileu do Círio 230.
Neste ano, o Círio 229º tem como tema “O Evangelho da Família na Casa de Maria”.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Círio 2021 é esta:

Sexta-feira, 8 – Traslado da Imagem de Nazaré a Marituba e retorno à Basílica Santuário

Sábado, 9 – Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, do Glória da Basílica Santuário, às 11h30
Missa da Trasladação, às 18h, na Capela do Colégio Nazaré
Traslado da imagem para pernoite na Catedral Metropolitana de Belém

Domingo, 10 – Dia do Círio
Missa do Círio na Catedral da Sé, às 7h30
Traslado da Imagem Peregrina desde a Catedral até o Píer da Casa das 11 Janelas
Sobrevoo de helicóptero com a Imagem Peregrina
Descida no Estacionamento do Centro Social de Nazaré
Imagem levada, na Berlinda, até a Praça Santuário
Missa de encerramento do Círio
18h – Início das Pregações, na Basílica Santuário, com um bispo ou padre convidado da Arquidiocese de Belém

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.