Conecte-se conosco

COLUNA | EDUCAÇÃO EM FOCO

Professor publica livro de química para crianças

Foto: Divugação / Fonte: Correio Paraense

Em meio a dificuldade de ensino, acentuado pelo momento que passamos por conta da pandemia, uma alternativa foi apresentada pelo professor Silber Luan, de 30 anos, docente efetivo do IFPA, que lançou um livro paradidático que mostra como a química está presente em nosso cotidiano, de forma simples, na linguagem que as crianças possam aprender, além de cores bem atraentes, destacando os personagens.

As Aventuras de Kimi e Kah, mostra esses dois irmãos, de 13 e 11 anos, respectivamente, visitando seus avós Mend (engenheiro químico aposentado) e Ruth (professora de biologia também aposentada), onde explicam com maior amor e carinho os conceitos de química de forma a investigar o que alguns produtos da casa são formados quimicamente, e tudo isso com auxílio de um aparelho “imaginado” pelo autor, como se fosse um relógio, chamado de LAM (leitor atômico e molecular) que identifica os materiais e projeta uma representação das moléculas e átomos.

O livro em formato de história em quadrinhos conta com ilustração do artista Davison Queiroz (@arte.davison) de Bragança (PA), que se inspirou para criação dos personagens, a pedido do autor, em grandes personalidades da ciência como Marie Curie (ganhadora de dois Prêmios Nobel, um em física e outro em química), Dmitri Mendeleev (considerado pai da tabela periódica), entre outros.

Para Silber, essa obra é mais do que uma simples história, é a realização de um sonho: “fazer com que mais pessoas se apaixone pela química e a ciência, principalmente desde criança, onde será construído uma base sólida de extrema importância para um estudo mais aprofundado no futuro”. A ideia do professor é desenvolver ainda mais a historinha, apresentar novos personagens, trabalhando outras áreas do conhecimento, como física, biologia, história, entre outras. O livro pode ser adquirido através das redes sociais (@asaventurasdekimie) e nas principais livrarias de Belém.

Por: Juliana Rocha Medeiros. Professora de Língua Espanhola.  

Graduada pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Ensino da Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes e em Metodologias Ativas e Ensino Híbrido pela Faculdade Anísio Teixeira.

Instagram: @maestrajurocha

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.