Conecte-se conosco

COLUNA | EDUCAÇÃO EM FOCO

5 conselhos para estudar nas férias

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

As férias são uma época difícil para estudar. Muitos amigos ligando, planos diferentes, sol, praia, passeios programados, rolês aleatórios… a lista é interminável. Para aproveitar o tempo e ainda poder curtir um bom descanso que todos merecemos, aqui vão cinco conselhos para estudar nas férias e não ficar só na tentativa:

Estudar nas férias

  1. Planeje seu tempo: Não deixe tudo para o final. As férias são longas, mas é muito melhor manter uma constância nos estudos, estudando desde o primeiro dia. Crie um calendário de estudos e marque os objetivos semanais ou diários. Desta maneira, faremos bom uso do tempo disponível.
  2. Encontre um local adequado: É importante procurar um lugar com luz e temperatura adequada para que nos mantenhamos concentrados. As férias costumam se uma época movimentada com muitos lugares, amigos e familiares em casa, por isso pode ser conveniente buscar outro lugar como por exemplo, uma biblioteca.
  3. Cuide da alimentação e do descanso: A alimentação é outro fator chave para que nosso corpo e nossa mente possam render a um nível adequado. Beba água e alimente-se bem.

GoConqr – Mudando a forma de aprender

  • Experimente outros métodos de estudo: O verão pode ser uma boa época para experimentar métodos de estudos diferentes dos que tradicionalmente usamos e ver se é possível obter melhores resultados. Faça resumos, mapas mentais, fichas de memorização, crie uma canção com fórmulas ou conceitos da biologia, por exemplo, isso pode ajudar. GoConqr é uma ótima plataforma para criar esses recursos online.
  • Revise todos os dias: A melhor forma de consolidar o que foi estudado é revisando antes e depois de cada seção de estudos. Desta maneira é muito mais fácil relacionar conceitos e que assim possam perdurar na sua memória por mais tempo.

Conselho extra!

Aproveite as férias: Não renuncie às férias, apenas dose-as. Também é essencial tomarmos momentos de descanso para que possamos desfrutar da família e relaxar a mente. Há tempo para tudo e a chave é a organização.

Juliana Rocha Medeiros. Professora de Língua Espanhola.  

Graduada pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Ensino da Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes e em Metodologias Ativas e Ensino Híbrido pela Faculdade Anísio Teixeira.

Instagram: @maestrajurocha

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.