Conecte-se conosco

COLUNA | EDUCAÇÃO EM FOCO

Como tornar-se um bom leitor

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Para àqueles que estão em período escolar e logo  enfrentarão provas de vestibular, principalmente a tão “temida” REDAÇÃO, lembre-se: todo bom escritor é também um bom leitor e este artigo pode ajudar  você a ser um.

O hábito da leitura não é tão simples de adquirir como alguns pensam, principalmente no mundo tecnológico e cheio de atrativos aos olhos e ouvidos. Por isso, concentrar-se durante poucos minutos para ler pode ser um verdadeiro tormento à princípio.

O prazer literário deve ser construído desde os primeiros anos de vida de uma criança. Pensando nisso, muitas mães começam a ler para seus filhos durante a gestação e seguem com essa rotina também após o nascimento do nenê, instigando, assim a criatividade, imaginação e trabalhando a atenção do pequeno.

Mas o que podemos fazer para nos tornar leitores agora? Não tive estímulo na infância, não tenho o hábito de ler e a concentração é uma tarefa difícil pra mim. Ainda assim, como posso ser um bom leito?

Para começar é importante entender que ler nos torna seres críticos, capazes de melhorar a argumentação e retórica, além de ser o melhor exercício para manter nosso cérebro jovem. Segundo Augusto Buchweitz, pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer), a leitura tem relação com uma melhor saúde mental, já que, através dela, praticamos a memorização e a imaginação. Aprendemos sobre cultura e ampliamos nosso vocabulário, funcionando, assim como um excelente estímulo para o cérebro.

Após entender o valor que a leitura pode agregar em nossas vidas é primordial conhecer-se, saber o que nos seria atrativo em uma leitura. Caso não saiba, comece a experimentar os mais diversos temas e veja qual leitura é seu perfil, ainda que a variedade de gêneros seja um bom atrativo para a leitura, sempre teremos os preferidos.

Procure clubes de leitura como a Tag, Instrínsecos, Turista Literário, Escotilha, Club Box, Club Rádio e outros. Esses poderão aliviar o peso de ter que escolher um livro e  ajudarão a finalizar pelo menos um livro por mês. Ademais os clubes de leitura permitem discutir com pessoas de todo o país sobre a obra.

Por fim é essencial insistir, é difícil, mas você vai conseguir. Para isso é importante:

  • preparar o ambiente;
  • separar um tempo do seu dia para isso, poucos minutos são suficientes para iniciar;
  • não ler deitado, ou antes de dormir, pois isso condiciona seu cérebro a querer dormir, quando na verdade você precisa estar atento;
  • tirar os fones de ouvido e colocar o celular no silencioso para  que não haja distrações.

Que gêneros literários mais atraem seu perfil? Quantos livros já leu este ano?

Leitura é hábito, constância e você precisa apenas começar! Mãos à obra!

Por: Juliana Rocha Medeiros. Professora de Língua Espanhola. 

Graduada pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Ensino da Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes e em Metodologias Ativas e Ensino Híbrido pela Faculdade Anísio Teixeira.

Instagram: @maestrajurocha
Telefone: (91) 98907-5544

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.