Conecte-se conosco
Foto:Freepik / Fonte: blog Qualivida Online

SAÚDE

Bem-estar e saúde bucal: saiba a relação entre eles

A vida é feita de abraços, sorrisos, em que a alegria, o bem-estar e saúde bucal e corporal podem estar relacionados de uma maneira positiva. 

Para chegar a um estágio de paz de espírito e mais plenitude, é preciso tomar conta da saúde de uma forma geral, cuidando da alimentação e tendo uma vida regrada e ativa.

A visita ao consultório dentário regularmente faz parte da rotina, mesmo que a higienização bucal seja realizada constantemente, seguindo as regras estipuladas pelos profissionais da área da odontologia.

Para as pessoas que procuram estar com a saúde sempre em dia, com um sorriso brilhante e atraente, precisam manter a regularidade quanto a visita ao dentista e a higienização correta. 

Diversos tratamentos podem ser realizados, conforme as condições da arcada dentária e da situação em que se encontram os dentes, de modo a melhorar o alinhamento, coloração ou demais fatores que podem incomodar as pessoas.

Assim, é necessário dar uma atenção a alguns pontos específicos, entre eles:

  • Aparência do sorriso;
  • Correção de alinhamento dentário;
  • Cáries;
  • Problema de hálito. 

Seja por problemas estéticos ou de saúde, é preciso estar atento quanto aos sinais que o corpo apresenta, principalmente quando está relacionado à região da boca, por onde passam os alimentos e os microrganismos podem entrar em contato com o corpo.

Com isso, por meio de um cuidado diário e acompanhamento adequado, é possível promover mais qualidade de vida, mais confiança e até elevar a autoestima.

Acessórios se adaptam graças a tecnologia

Uma das medidas adotadas para garantir um sorriso bonito e os dentes alinhados está no uso de um aparelho ortodôntico.

Utilizado por adolescentes e adultos, esse tipo de tratamento leva tempo e precisa ser administrado de maneira adequada. 

Os cuidados com a ingestão de alimentos, as dores provocadas em um primeiro momento e a estética podem ser fatores que fazem com que pessoas adiem ao máximo esse tipo de tratamento.

Na questão da estética, no entanto, os pacientes já podem ficar despreocupados, pois a tecnologia chegou às salas de odontologia e ajudam da melhor forma na adaptação desse acessório para uso de forma mais discreta, sem perder a funcionalidade.

Assim, hoje é possível realizar um scanner em toda a área da boca, mapeando o palato, a língua, as gengivas e a estrutura da arcada dentária. Dessa forma, os pacientes podem receber um aparelho invisivel adaptado ao espaço bucal interno e adequado para sua necessidade.

O aparelho é produzido a partir de um material plástico transparente, com a estrutura apropriada para aplicar a força necessária para a correção do alinhamento dos dentes. 

Como esse aparelho é adequado à área interna da boca, o incômodo é menor ao longo do tratamento. Por ser removível a higienização da boca também é facilitada, podendo fazer uso de escova adequada e passar o fio após as refeições, antes de dormir e após acordar.

Além disso, por ser “invisível”, o tratamento não afeta a estética facial, sendo um fator que contribui para a autoimagem e bem-estar dos pacientes frente ao tratamento.

Sorriso claro e sem manchas nos dentes

A aparência dos dentes influencia na autoestima e no bem-estar de uma pessoa. 

A presença de manchas e o amarelado causado por causa do tabaco, alimentação muito pigmentada, higienização inadequada ou mesmo pela ação do tempo podem desaparecer, desde que o paciente procure uma clínica especializada e siga as regras propostas após o tratamento adequado.

Antes de procurar saber quanto custa um clareamento dental, é preciso afirmar que essa é uma solução acertada por aqueles que querem recuperar a aparência natural dos dentes. Para isso, vale dizer que é preciso contar com a atuação de mão de obra profissional. 

Os produtos vendidos em farmácias e drogarias podem prometer uma solução eficaz, mas o tempo pode ser curto e, se utilizado de maneira inadequada, pode prejudicar o esmalte do dente e criar um grande problema bucal.

Dessa forma, é imprescindível buscar uma opinião profissional em uma clínica odontológica especializada antes de qualquer procedimento na cavidade oral.

Na prática, o clareamento dental pode ser realizado em poucas sessões, dependendo das condições que se encontra a superfície dos dentes, podendo tornar a dentição consideravelmente mais clara.

Após o tratamento, alguns alimentos e hábitos devem ser evitados, para que possa ter um resultado apropriado e prolongar sua duração.

O consumo de molho de tomate, açaí, vinho e outros produtos que contém corantes deve ser evitado, para não prejudicar o clareamento. 

Já o consumo de refrigerantes, doces e chocolates, além do tabaco, devem ser evitados, ao menos durante algum tempo.

Substituição de peças passa despercebido

Muitas pessoas podem sofrer com a perda de um ou outro dente por diversas situações. Pode ocorrer um acidente doméstico, o uso indevido dos dentes, como abrir a tampa de uma garrafa, ou mesmo perder por causa da cárie.

Nesses casos, a pessoa pode procurar um dentista e verificar a possibilidade de fazer um implante dentário e substituir o dente lascado ou quebrado por uma peça de porcelana.

O tratamento envolve a aplicação de peças metálicas no osso do maxilar, sob a gengiva, representando a raiz dental para que o dente substituto seja empregado de forma definitiva, dando uma aparência natural ao paciente.

Caso tenha um plano odontológico, é preciso verificar com a seguradora se esse tipo de tratamento possui cobertura, conforme as peças utilizadas. Não havendo a cobertura, pode ser avaliada a possibilidade de reembolso de parte do valor do tratamento.

Isso porque o valor de um implante dentário tende a ser mais alto quando feito no atendimento particular, dependendo das condições da arcada dentária e o pós-tratamento, que deve ser acompanhado pelo profissional.

Cuidar da saúde bucal é importante e interfere na autoestima e na vida social. Por isso, o ideal é fazer a higienização diária de maneira correta e sempre buscar a ajuda de um dentista quando necessário, promovendo ainda mais resistência e beleza à estrutura.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top