Conecte-se conosco

Como a atividade física influencia no Sistema Imunológico

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

COLUNA - SAÚDE & BEM ESTAR

Como a atividade física influencia no Sistema Imunológico

O sistema imunológico é um sistema de estruturas e processos biológicos que protegem o organismo contra doenças.

Existem muitas maneiras de melhorar o sistema imune, adotando hábitos de vida saudáveis, como ter uma boa alimentação, ter noites de sono de qualidade e praticar atividade física regularmente.

O exercício físico tem um efeito sistêmico. Melhora a resposta imune e as condições metabólicas e cardiovasculares do indivíduo. Esses fatores podem trazer proteção contra diversos tipos de doenças crônicas e algumas infecciosas também.

Além disso, estudos recentes sugerem que a prática regular de exercícios físicos pode estar associada à redução de hospitalização por covid-19.

Outra coisa importante, é saber que não se deve treinar quando já estiver doente.

Quando alguma bactéria ou vírus invade o nosso organismo, o sistema autoimune funciona como um exército e se prepara para batalha contra o inimigo. Ao treinar doente, você pode desviar a atenção dessas células imunológicas, pois durante o exercício os músculos sofrem microlesões, e ao notar esses pequenos machucados, o sistema imunológico manda alguns de seus “soldados” até lá para analisar os danos e iniciar o processo inflamatório. Ou seja, acaba desviando as células de defesa, o que pode enfraquecer ainda mais o organismo, agravar a doença ou retardar a recuperação.

Além disso, um corpo enfraquecido quase não reage aos estímulos de treino. Portanto, descanse com a consciência limpa, para depois retornar à sua rotina habitual.

Serviço:

Telefone: WhatsApp: (91) 98847-8323
Acompanhe pelo https://www.instagram.com/@@dayara_costaa

Por: Dayara Costa

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top