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ANANINDEUA

Espaços da Semcat se reinventam durante a pandemia

Imagens: Hugo Tomkiwitz / Fonte: Ascom Semcat

Por conta da pandemia de Covid-19, 2021 tem sido o ano de reinventar muitas atividades dentro dos espaços administrados pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat). Para quem já não contava com condições de acesso à igualdade, a batalha ficou ainda mais difícil, como no caso dos jovens, adultos e idosos oriundos de acompanhamentos da rede pública de assistência e de baixa renda.

Desde a suspensão das atividades presenciais e a redução nos atendimentos determinada pelo decreto estadual, publicado no dia 02 de março, facilitadores do CRAS e orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) começaram a interagir com o público alvo por meio de grupos de whatsapp fornecendo materiais audiovisuais de prevenção, orientação, atividades de lazer e agendamento.

De acordo com a coordenadora do Cras Complexo do VI, os vídeos são roteirizado, encenado e gravados pela própria equipe, após postado nos grupos com conteúdos específicos para direcionamento dos pais das crianças em acompanhamento, grupos da comunidade entre a faixa etária de 19 a 59 anos e para os idosos, o resultado é gratificante.

“A equipe fica verificando o retorno do público dando todas as orientações necessárias e disponibilizando vídeos de auto-ajuda, atividades de lazer e material de apoio, assim eles retornam dizendo que gostaram e comentam sobre temáticas que são da realidade do convívio dentro de casa, fazemos o acompanhamento e assim estamos trabalhando hoje nessa pandemia” explicou Sandra Nunes, Coordenadora do Cras Complexo.

Um dos espaços de grande procura do público é o SINE Ananindeua, que fica lado da passarela na BR316, a coordenação do local dispensou sua equipe de risco, funcionários a cima de 60 anos, para que trabalhem em home office. Também houve mudanças na solicitação de alguns documentos como a CNH que é feita agora apenas pelo aplicativo Sine Fácil, a equipe orienta todo o passo a passo para a regularização de documentos e atualização de vagas de trabalho pela página do Facebook – Sine Ananindeua.

A coordenadora do SINE também enfatiza “Estamos funcionando todos os dias. Reduzimos os nossos atendimentos, e os servidores estão trabalhando por escala. O atendimento de RG é feito através de agendamento pelo site, nossos serviços estão todos sendo executados conforme protocolo de segurança, ou seja, com cuidado e distanciamento estamos nos reinventando a cada dia para servir a todos que precisam dos nossos serviços” orienta Liane Sanches, Coordenadora do SINE de Ananindeua.

Outro espaço que precisou se adequar aos novos padrões do decreto foi o prédio do Cadúnico, na Rua Júlia Cordeiro, no centro de Ananindeua. O local atende hoje 200 pessoas por dia, sob agendamento via telefone. Uma forma de minimizar essa alta procura pelo serviço, é a parte da equipe que realiza visitas domiciliares para identificar se o munícipe tem de fato a necessidade de aderir ao benefício, reduzindo assim a formação de filas de espera no agendamento.

“Duas vezes na semana listamos casos prioritários para realizar essas visitas e para agilizar o cadastramento dessas famílias de baixa renda que necessitam desses programas. Analisamos a real situação dos usuários, através de uma entrevista, caso aja algo ilegal o cadastramento pode acabar sendo excluído, não podemos fraudar ou inventar histórias, quando detectamos que está errado, pedimos a visita, daí a equipe vai ao encontro e faz o acompanhamento da história, avalia a casa e a situação financeira, se bate com a sua necessidade relatada a gente repassa para o governo federal” concluí Alessandra Alencar, coordenadora do Cadúnico.

Para realizar o agendamento no cadastro único, o munícipe precisa entrar em contato de segunda a sexta-feira em horário comercial pelos telefones: (91) 99248-9775, 99339-8726 ou 99338-4912.

Texto: Hugo Tomkiwitz – Ascom Semcat

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