Conecte-se conosco

BELÉM

Você ganhou uma Promoção ou sorteios pelo Instagram? Cuidado pode ser golpe

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Não caia nessa, o golpe utiliza mecanismo social de forma relativamente simples, roubando a identidade do perfil original a partir de screenshots da foto de perfil e das últimas imagens postadas. Uma nova conta é feita com nome semelhante à original e, na bio (identidade do perfil), o bandido afirma que o perfil anterior foi roubado, passando a seguir amigos e contatos da vítima. Depois disso, uma vez que essa ação é correspondida, começa a segunda parte do golpe, que utiliza o sistema de mensagens diretas do Instagram.

Nós recebemos denuncias e visualizamos outras denuncias em perfis de noticias do Instagram. Esses perfis falsos se passam por Restaurantes, Bares e até Hotéis em Belém e em outros municípios como Salinópolis. A armadilha que o cliente ganhou uma promoção ou um sorteio. Veja abaixo como se dá o golpe, aqui está uma captura de tela de uma conta clonada do Instagram:

Um Perfil falso é criado
Você ganha uma promoção com inúmeras vantagens
Os golpistas rapidamente te mandam um SMS com link solicitando o código do seu WhatsApp, se clicar no link.. você já terá seu WhatsApp clonado


Além do Hotel Paraiso Bom Jesus de Salinas constatamos outros perfis clonados entre eles: Doceria Delalê, Pomme Dor, Restaurante Izumu, Tacacá do Renato, Sushi Ruy Barbosa e muitos outros.

As redes sociais têm grandes vantagens, como a possibilidade de manter contato com pessoas queridos e compartilhar experiências com amigos, mas como quase tudo na Internet, também podem ser facilmente utilizadas para realizar ações criminosas. Esse golpe não se limita apenas ao Instagram – também vi casos no Facebook, Twitter e LinkedIn – portanto, fique de olho nas contas clonadas. Relate essas contas e informe o caso para o titular do perfil legítimo. Na internet todo cuidado é pouco!

Por: Lia Corpes

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.