EVENTOS
Manejo integrado do fogo e restauração ecológica serão temas de painel na COP30
Evento do BNDES, com participação da Fundação Bunge, Ibama, FUNBIO e Embrapa será realizado nesta quarta, às 17h, na Zona Verde
O BNDES reúne especialistas nesta quarta-feira, (19), às 17h, na Zona Verde da COP30 para o debate “Manejo integrado do fogo e restauração ecológica: estratégias integradas para a adaptação climática”. A diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Buzzette Calais, será uma das participantes do evento e abordará os projetos da Fundação com o Ibama e o BNDES que visam restaurar territórios e apoiar indígenas no combate a incêndios florestais com o uso de drones.
O painel tem o objetivo de promover o diálogo entre governo, setor privado, sociedade civil e comunidade científica para fortalecer sinergias entre o manejo integrado do fogo e a recuperação de áreas degradadas, contribuindo para a conservação dos ecossistemas e a adaptação aos efeitos adversos da emergência climática. De acordo com dados do MapBiomas, em 2024 a área queimada no Brasil atingiu 30 milhões de hectares. Pela primeira vez, as florestas foram o bioma mais afetado, com 7,7 milhões de hectares queimados, refletindo o agravamento dos eventos de grande escala, com cicatrizes de fogo superiores a 100 mil hectares.
O evento terá ainda a presença de Jair Schmitt, diretor de proteção ambiental (Dipro)/Ibama; Marcus Cardoso, chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES; Manoel Serrão, superintendente de Programas do FUNBIO; Felipe Martenexen, pesquisador Sênior do Mapbiomas Fogo; e Carina Gomes Rufino, chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja.
SERVIÇO:
“Manejo integrado do fogo e restauração ecológica: estratégias integradas para a adaptação climática”
Data: 19 de novembro
Horário: 17h
Local: Estande do BNDES – Zona Verde COP30
Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há 70 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Site: fundacaobunge.org.br




