AMAZÔNIA
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica debate o Ponto de Não Retorno no primeiro dia da COP30 e lança coleção temática de especialistas
Os encontros reforçam o papel da entidade como articuladora da cooperação regional e promotora de soluções conjuntas para os desafios socioambientais da Amazônia
A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realiza nesta segunda-feira (10), primeiro dia da COP30, duas mesas de debates sobre Amazônia e mudanças climáticas, com a presença de cientistas e especialistas internacionais. Os encontros reforçam o papel da entidade como articuladora da cooperação regional e promotora de soluções conjuntas para os desafios socioambientais da Amazônia.
O primeiro, às 14h, é o Ponto de Não Retorno: Causas e Consequências Socioambientais. Os participantes irão discutir as implicações do ponto de não retorno da Amazônia para a estabilidade climática global e a importância da cooperação regional e internacional em ações de mitigação e adaptação para evitar o colapso da floresta.

Participam deste debate:
- Paulo Artaxo – Universidade de São Paulo
- Marielos Peña-Claros – Wageningen University
- Eduardo Brondízio – Indiana University
- Moderador: Arnaldo Carneiro (OTCA)
Durante o encontro, marcado para às 14h, no Pavilhão América Latina, Caribe e Amazônia, na Blue Zone, serão lançados nove policy briefs, documentos com resultados, conclusões e recomendações práticas para ações políticas viáveis. Os policy briefs são de autoria de especialistas, e a OTCA está colocando esses materiais à disposição dos países-membros e da sociedade. Todos são pautados na Declaração de Belém e terão os seguintes temas:
1. Ponto de não retorno
2. Conexão Climática Global
3. Fogo e Amazônia
4. Rios Voadores
5. Povos Indígenas
6. Biodiversidade
7. Adaptação
8. Justiça Climática
9. Monitoramento dos Rios Amazônicos
Na sequência, a partir das 16h, no mesmo local, será a vez do painel Estratégia Amazônica de Gestão Integral de Riscos de Desastres para enfrentar o Fenômeno El Niño. A discussão irá explorar experiências sobre como conectar saberes ancestrais e tecnologias de monitoramento para combater os efeitos do fenômeno El Niño no bioma amazônico.
Os participantes serão:
- Lola Castro – Diretora Regional para América Latina e o Caribe, da WFP
- Nahuel Arenas García – Chefe da Oficina Regional para América, da UNDRR
- Loyce Pace – Diretora Regional da IFRC
- Ane Alencar – Diretora de Ciência da IPAM
- Moderadora: Rathna Kewal (OTCA)




