Conecte-se conosco

BELÉM

Hydro fortalece laços com a cultura paraense no Círio de Nazaré 2025, impulsionando desenvolvimento sustentável e tradições locais

Há 15 anos, a companhia investe na maior manifestação cultural do mundo, valorizando tradições e o desenvolvimento regional

Publicado

sobre

A Hydro celebra 15 anos de apoio ao Círio de Nazaré, consolidando-se como uma das principais parceiras da maior manifestação cultural e religiosa do Pará. Em 2025, esse compromisso se aprofunda: além do patrocínio master, que integra a plataforma “Expressões do Pará” – iniciativa da Hydro para valorizar a cultura local –, a Hydro investe no Museu do Círio. A empresa também estende seu apoio a ações em Barcarena e Abaetetuba, via Fundo Hydro, e ao Festival da Maniçoba no território do Jambuaçu, em Moju, levando a tradição para além de Belém e fortalecendo o desenvolvimento regional. 

“Para a Hydro, o apoio ao Círio de Nazaré, que já mantemos há 15 anos, transcende o patrocínio. É uma celebração da cultura paraense e não poderíamos ficar de fora dessa festa que marca gerações de paraenses. Em 2025, nosso patrocínio se integra à plataforma ‘Expressões do Pará’, que busca valorizar e dar visibilidade à nossa identidade, reforçando nosso compromisso duradouro com as tradições locais”, afirma Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil. 

O apoio da Hydro ao Museu do Círio é fundamental para a preservação da memória da celebração. Este ano, o patrocínio viabiliza a exposição “Círio: Festa em Movimento”, que marca o início da renovação da instituição. Inaugurada em 8 de outubro, a mostra gratuita se estende até 11 de janeiro de 2026 e é o primeiro passo para um museu completamente revitalizado. A Hydro, investindo neste patrimônio cultural, reforça seu compromisso com a educação, a memória e a valorização das raízes paraenses. 

O Fundo Hydro, por meio do projeto Tipitix, impulsiona a economia local e valoriza produtos regionais, marcando presença nas festividades do Círio em Belém. A campanha “Círio Tipitix 2025” destaca itens da culinária amazônica, como Jambu Bem Jambu e Tucupi Raiz da Mata. Esses produtos, cultivados por agricultores familiares de Barcarena (PA), resultam dos Ciclos de Desenvolvimento de Negócios Comunitários do Tipitix, unindo saberes tradicionais, inovação e sustentabilidade. Os produtos estão disponíveis em kits promocionais, ou de forma individual, com venda presencial e delivery pela Loja Ingá – Produtos da Amazônia (Rua Ó de Almeida, nº 1083 – Reduto), primeiro espaço dedicado à bioeconomia em Belém. 

Integrando o Fundo Hydro em 2025, o projeto Embarca Amazônia beneficia a Associação dos Artesãos Produtores de Artesanato de Miriti (AAPAM), de Abaetetuba. O programa oferece suporte técnico e financeiro, revitalizando a AAPAM. Os artesãos de miriti, aproveitando o Círio como vitrine, inovam com a comercialização de produtos menores e acessíveis, como chaveiros. O Embarca Amazônia acelera projetos e atividades tradicionais, transformando talento em oportunidades e fomentando a economia local. 

A Hydro estende seu apoio às festividades do Círio para outras localidades, incluindo o 11º Festival da Maniçoba em Jambuaçu, no município de Moju. Em 12 de outubro, pela noite, o evento reunirá mais de mil pessoas das 15 comunidades quilombolas e adjacências que integram o território, permitindo que vivenciem a festa em seu território, superando a distância de Belém. O festival, que começou familiar, tornou-se um ponto de encontro cultural e gastronômico, com distribuição gratuita de maniçoba. O apoio da Hydro, com doação de insumos e premiações, é fundamental para o desenvolvimento do evento. 

A Hydro compreende que o apoio à cultura paraense é intrínseco à sua identidade. A valorização das tradições locais é fundamental para o desenvolvimento sustentável e um ambiente de trabalho que celebra a diversidade cultural. Em setembro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou as operações da Alunorte, Mineração Paragominas e o escritório da Hydro em Belém. Esses momentos de oração permitiram que funcionários, que muitas vezes não podem ir a Belém, tivessem seu encontro com a Santa, fortalecendo laços e reforçando a cultura local no cotidiano das equipes.

Sobre a Hydro:

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.

Informações de imprensa: hydro@ideal-axicom.com.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.