BRASIL
UNESCO e Instituto Nelson Wilians oferecem formação gratuita em Cidadania para organizações sociais de todo Brasil
A iniciativa faz parte do projeto Cidadaniar, que visa promover a cidadania ativa e a cultura da legalidade

Organizações da sociedade civil que trabalham com juventudes, educação e cidadania em todo o Brasil têm até às 17h desta sexta-feira, (08/08), para inscrever-se na formação gratuita promovida pela UNESCO e pelo Instituto Nelson Wilians (INW). A iniciativa faz parte do projeto Cidadaniar, que visa promover a cidadania ativa e a cultura da legalidade, e inclui a coleção Guias Cidadaniar — um conjunto de sete publicações educativas voltadas para a formação de multiplicadores em direitos humanos, cultura da legalidade e cidadania. Os guias têm como objetivo fortalecer, desde a base, a construção de uma sociedade mais justa.
A formação será realizada de maneira virtual, em quatro encontros programados entre agosto e setembro de 2025, com emissão de certificado. Além de integrar a Rede Cidadaniar, as organizações participantes estarão aptas a concorrer ao edital que será publicado em breve, oferecendo a chance de receber apoio financeiro para a disseminação dos Guias de Educação para a Cidadania.
Para acessar essa rede de conhecimento e participar da seleção do projeto, é necessário preencher o formulário virtual até a data limite definida, fornecendo as informações que caracterizam sua organização: https://forms.cloud.microsoft/e/7HyAgiwWiU.
Somente as organizações que participarem dessa formação técnica estarão aptas a concorrer no edital de chamamento, que tem como objetivo fornecer recursos financeiros para a multiplicação dos Guias Cidadaniar, a serem lançados em breve.
Essas publicações oferecem suporte a educadores, lideranças e agentes sociais na construção de ações que promovam um impacto positivo e sustentável, através da recomendação de metodologias e atividades práticas e formativas. São sete materiais educacionais elaborados com base em princípios de educação para a cidadania global: direitos humanos, juventudes, participação social, Estado de direito, cultura da paz, diversidade e fortalecimento da democracia. Confira: https://inw.org.br/programas/educacao-para-a-cidadania/cidadaniar/.

O que é o Projeto Cidadaniar?
O Projeto Cidadaniar foi criado para formar, capacitar e mobilizar organizações sociais e comunidades, a fim de que os direitos se tornem práticas diárias e não apenas palavras. Com uma abordagem inovadora baseada na Educação para a Cidadania Global (ECG), a iniciativa busca ampliar o senso crítico sobre o Estado de direito por meio de diversas ações que promovem a Cultura da Legalidade, reforçando os princípios da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Instituto Nelson Wilians
O Instituto Nelson Wilians, braço de investimento social do Nelson Wilians Advogados (NWADV), foi fundado em 2017, com sede em São Paulo – SP. Trata-se de uma organização social sem fins lucrativos que atua em prol da democratização de oportunidades e da mitigação das desigualdades sociais. O instituto opera em rede com organizações sociais de todo o Brasil, através de programas voltados para a educação e os direitos, tendo como público-alvo as juventudes e as mulheres, que historicamente são os mais afetados pelas desigualdades no Brasil.
SERVIÇO – Encontros Formativos dos Guias Cidadaniar
Sobre: projeto de cooperação técnica entre a UNESCO e o Instituto Nelson Wilians para organizações sociais.
Prazo para formalizar a candidatura: 8 de agosto, às 17h.
Inscrições no link: https://forms.cloud.microsoft/e/7HyAgiwWiU
O evento é gratuito, e haverá entrega de certificado para aqueles que participarem de todos os encontros.