Conecte-se conosco

PARÁ

Pará lidera recebimento de investimentos sociais de empresas na Amazônia Legal, aponta CEBDS

Pará lidera recebimento de investimentos sociais de empresas na Amazônia Legal, aponta CEBDS

Publicado

sobre

Legenda: Estudo do CEBDS, com ERM, mapeou iniciativas de empresas associadas na Amazônia Legal para alavancar cooperação e conhecimento

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) divulgou, nesta quinta-feira (10/7), os resultados do Mapeamento de Investimentos Sociais na Amazônia, estudo inédito sobre o impacto de empresas associadas ao CEBDS na Amazônia Legal. 

A publicação, realizada em parceria com a ERM, revelou que, em 2023, 19 companhias executaram 113 projetos socioambientais em 98 municípios da região. Os estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso concentraram 78% dessas iniciativas, que compreendem temas como fortalecimento de comunidades locais, educação, direitos humanos e preservação ambiental. 

O estado do Pará, que sediará a COP30 em novembro, recebeu 59% dos investimentos sociais mapeados. Das 113 iniciativas identificadas, 67 ocorreram no estado paraense, 28 no Amazonas e 17 no Mato Grosso. O mapeamento evidencia sobreposições territoriais e temáticas entre diferentes empresas, o que cria um ambiente favorável à cooperação. A partir desse cruzamento, o estudo apresenta sinergias potenciais entre os projetos desses três estados. 

Outro destaque do levantamento é que 66% das ações foram classificadas como voluntárias, ou seja, não decorrentes de exigências legais ou regulatórias. O dado evidencia um avanço expressivo do setor empresarial rumo a uma atuação mais estratégica e comprometida com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Esse protagonismo voluntário das empresas revela o amadurecimento da agenda ESG no Brasil e mostra que o setor empresarial está disposto a atuar para além das obrigações legais, contribuindo com a redução das desigualdades e a promoção da inclusão econômica na região”, afirma Anderson Ignácio, gerente de Natureza e Sociedade do CEBDS. 

A classificação dos investimentos sociais por categorias temáticas mostra que a maioria está relacionada ao fortalecimento de comunidades locais (21,5%), seguido por educação e capacitação (13%), proteção de direitos humanos (10,8%) e desenvolvimento econômico e negócios (10,8%). Ou seja: 56% das ações empresariais observadas estão relacionadas à promoção de emancipação ou fortalecimento socioeconômico de indivíduos dos territórios. 

Diante da identificação de sinergias temáticas e territoriais, o CEBDS propõe a criação de um Grupo de Impacto Social na Amazônia, voltado ao intercâmbio de experiências, identificação de parcerias e articulação de estratégias coletivas. 

Oportunidades de ampliação 

O levantamento também identificou lacunas em regiões mais remotas, como áreas do Acre e Roraima, onde os investimentos ainda são limitados. Esses territórios oferecem oportunidades estratégicas para a expansão da atuação empresarial. 

O estudo aponta, ainda, áreas temáticas com menor incidência nas ações mapeadas, como mudanças climáticas, saúde, cidades sustentáveis e cultura. A leitura sistêmica dos dados reforça que a atuação empresarial na Amazônia pode ser ainda mais eficaz por meio de sinergias territoriais, fortalecimento da governança local e parcerias com governos e sociedade civil. 

O estudo “Mapeamento de Investimentos Sociais da Amazônia” foi liderado pela Câmara de Impacto Social do CEBDS com o apoio do Grupo de Trabalho Amazônia da mesma instituição, teve coordenação de conteúdo da Environmental Resources Management (ERM), e é baseado em dados de 2023.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.