PARÁ
Pará lidera recebimento de investimentos sociais de empresas na Amazônia Legal, aponta CEBDS
Pará lidera recebimento de investimentos sociais de empresas na Amazônia Legal, aponta CEBDS
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) divulgou, nesta quinta-feira (10/7), os resultados do Mapeamento de Investimentos Sociais na Amazônia, estudo inédito sobre o impacto de empresas associadas ao CEBDS na Amazônia Legal.
A publicação, realizada em parceria com a ERM, revelou que, em 2023, 19 companhias executaram 113 projetos socioambientais em 98 municípios da região. Os estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso concentraram 78% dessas iniciativas, que compreendem temas como fortalecimento de comunidades locais, educação, direitos humanos e preservação ambiental.
O estado do Pará, que sediará a COP30 em novembro, recebeu 59% dos investimentos sociais mapeados. Das 113 iniciativas identificadas, 67 ocorreram no estado paraense, 28 no Amazonas e 17 no Mato Grosso. O mapeamento evidencia sobreposições territoriais e temáticas entre diferentes empresas, o que cria um ambiente favorável à cooperação. A partir desse cruzamento, o estudo apresenta sinergias potenciais entre os projetos desses três estados.
Outro destaque do levantamento é que 66% das ações foram classificadas como voluntárias, ou seja, não decorrentes de exigências legais ou regulatórias. O dado evidencia um avanço expressivo do setor empresarial rumo a uma atuação mais estratégica e comprometida com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Esse protagonismo voluntário das empresas revela o amadurecimento da agenda ESG no Brasil e mostra que o setor empresarial está disposto a atuar para além das obrigações legais, contribuindo com a redução das desigualdades e a promoção da inclusão econômica na região”, afirma Anderson Ignácio, gerente de Natureza e Sociedade do CEBDS.
A classificação dos investimentos sociais por categorias temáticas mostra que a maioria está relacionada ao fortalecimento de comunidades locais (21,5%), seguido por educação e capacitação (13%), proteção de direitos humanos (10,8%) e desenvolvimento econômico e negócios (10,8%). Ou seja: 56% das ações empresariais observadas estão relacionadas à promoção de emancipação ou fortalecimento socioeconômico de indivíduos dos territórios.
Diante da identificação de sinergias temáticas e territoriais, o CEBDS propõe a criação de um Grupo de Impacto Social na Amazônia, voltado ao intercâmbio de experiências, identificação de parcerias e articulação de estratégias coletivas.
Oportunidades de ampliação
O levantamento também identificou lacunas em regiões mais remotas, como áreas do Acre e Roraima, onde os investimentos ainda são limitados. Esses territórios oferecem oportunidades estratégicas para a expansão da atuação empresarial.
O estudo aponta, ainda, áreas temáticas com menor incidência nas ações mapeadas, como mudanças climáticas, saúde, cidades sustentáveis e cultura. A leitura sistêmica dos dados reforça que a atuação empresarial na Amazônia pode ser ainda mais eficaz por meio de sinergias territoriais, fortalecimento da governança local e parcerias com governos e sociedade civil.
O estudo “Mapeamento de Investimentos Sociais da Amazônia” foi liderado pela Câmara de Impacto Social do CEBDS com o apoio do Grupo de Trabalho Amazônia da mesma instituição, teve coordenação de conteúdo da Environmental Resources Management (ERM), e é baseado em dados de 2023.