Conecte-se conosco

BELÉM

Festival Pan-Amazônico de Cinema encerra no Theatro da Paz com a exibição do documentário “Mestras”

Cerimônia terá a apresentação da Orquestra Sinfônica interpretando trilhas de grandes clássicos do cinema

Publicadas

sobre

Depois de nove dias de uma programação extensa, variada e gratuita, a 10º edição do Amazônia (FI)Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema, chega ao fim com a premiação dos melhores filmes das mostras competitivas realizadas nesta edição, que marca os dez anos do festival. A cerimônia de encerramento vai exibir “Mestras”, o primeiro documentário longa-metragem do Pará selecionado para o Festival de Gramado, e terá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), interpretando as trilhas de grandes clássicos do cinema.

O encerramento do Festival Pan-Amazônico de Cinema, será nesta quarta-feira (27), às 18h30. A programação é aberta ao público, que pode retirar os ingressos duas horas antes, na bilheteria do Theatro. A décima edição do Amazônia (FI)Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema tem financiamento da Lei Paulo Gustavo (mostras e festivais) e da Lei Rouanet (patrocínio oficial do Instituto Cultural Vale).

Este ano foram inscritos 820 filmes, curtas e longas, documentários e filmes de ficção do Brasil, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, Guiana, Bolívia e Suriname. Desses, 84 foram selecionados e participaram do festival nas mostras competitivas e especiais, incluindo uma apenas de filme indígena. Nesta quarta-feira serão premiados os melhores nas categorias Curta Escola – Mostra Primeiro Olhar; Mostra de Videoclipes; Mostra de VideoArtes; Mostra Competitiva Amazônia Legal Prêmio especial Mistika; e Mostra Competitiva PanAmazônia.

Todas as produções passaram pela avaliação de dois júris, o oficial e o popular e ambas as escolhas serão premiadas. O júri oficial é formado por um grupo de especialistas que assistiu esses filmes e escolheu qual é a melhor produção dentro das selecionadas que participaram do festival. Já o júri popular é composto pelo público comum, pelo espectador que assistiu aos filmes e ao final de cada sessão teve acesso a um QR Code onde votou e escolheu seu filme favorito.

“O Festival Pan-Amazônico de Cinema trouxe muita gente incrível pra essa edição, diretoras, diretores e teóricos do cinema pra trocar experiências e conhecimento com o público local nesses nove dias de programação. E assim como nós abrimos o festival com uma produção inédita em Belém, que foi “A queda do céu”, que teve a presença marcante do xamã Davi Kopenawa, nós vamos encerrar, exibindo pela primeira vez o filme “Mestras”, que é o primeiro filme paraense exibido no festival de Gramado. Vamos encerrar também celebrando a essa conquista da produção audiovisual paraense, com esse documentário dirigido pela cantora Aíla e pela artista visual Roberta Carvalho. Então é, realmente, uma noite de celebração total”, afirmou Zienhe Castro, diretora geral do festival.

“Mestras”, a produção audiovisual do Pará chegou ao Festival de Gramado

Dirigido pela artista visual e multimídia Roberta Carvalho e pela cantora e compositora Aíla, “Mestras” é um mergulho poético na riqueza cultural e na força de mulheres que têm papel fundamental na manutenção das tradições musicais da Amazônia.
Produzido integralmente por paraenses, “Mestras” é uma viagem pelas vertentes sonoras da região, desde o samba de cacete ao carimbó, através de Mestras como Iolanda do Pilão, Miloca, Bigica e Onete.

O filme também entrelaça a história de vida da narradora, com um drama pessoal da perda de sua avó que partiu nas águas do mar de uma Amazônia Atlântica que poucos conhecem, e nos convida a refletir sobre novos destinos, sonhos herdados e resiliência das mulheres.
O filme tem trilha original de Jade Guilhon, Sara Moraes e Luiz Pardal; roteiro de Aíla, Carolina Matos e Roberta Carvalho; montagem e finalização de Adrianna Oliveira; e direção de fotografia de Thiago Pelaes, uma equipe 100% paraense que levou, pela primeira vez, uma produção audiovisual ao disputado Festival de Gramado.

O documentário ficou entre os cinco selecionados da categoria, competindo com cerca de 150 obras inscritas.


Serviço:
Encerramento do 10º Amazônia (FI)Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema
Local: Theatro da Paz
Data: 27/11/2024
Hora: 18h30
Aberto ao público (Retirada dos ingressos deve ser feita 2h antes na bilheteria do Theatro)

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.