BELÉM
HOMENAGENS E ORAÇÕES: Cemitérios Santa Izabel e São Jorge recebem cerca de 85 mil visitantes no fim de semana de Finados
Desde a última sexta-feira, 1º, até domingo, 3, cerca de 85 mil pessoas visitaram seus entes queridos nos dois cemitérios públicos administrados pela Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb): Santa Izabel, no Guamá, e São Jorge, na Marambaia.
A celebração foi pelo Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados, que ocorre sempre no dia 2 de novembro, que este ano caiu no sábado. No Santa Izabel há 50 mil sepulturas e no São Jorge são 25 mil.
Inicialmente, como acontecia quase todos os anos, a expectativa do Departamento de Administração de Necrópoles (Dane) da Seurb, era de que em torno de 65 mil visitantes circulassem pelos dois cemitérios. Porém, desta vez, houve aumento de pelo menos 20 mil pessoas, atingindo 85 mil.
“A estimativa foi alcançada e superada. Não houve nenhuma intercorrência. A maior movimentação em ambos os cemitérios foi no sábado, no Dia de Finados. Não sabemos explicar a razão exata, mas pode ter sido também as missas realizadas, pela manhã de sábado, que atraíram esse aumento de pessoas”, afirmou José Roberto Ribeiro, diretor do Dane/Seurb.
Mutirão de limpeza e organização
Para receber milhares de pessoas, a Prefeitura de Belém, via Seurb, garantiu a limpeza e organização dos dois cemitérios por meio de mutirões, intensificando os trabalhos desde 2 de setembro até a última sexta, 1º.
O reforço nos serviços visando à conservação dos cemitérios, para receber, melhor ainda, o público, foi de capinação, varrição, retirada de entulho, poda de árvores, manutenção da rede de luminárias e de alamedas, pintura do pórtico de entrada e do meio-fio interno e externo.
Os serviços envolveram 210 trabalhadores no Santa Izabel e São Jorge. “Além dos servidores lotados nos cemitérios, que são 60, disponibilizamos mais 150 trabalhadores para o evento, totalizando assim 210 trabalhadores”, explicou Ribeiro.
De forma antecipada, a direção do Dane/Seurb orientou ao público que fizesse suas homenagens para o Dia de Finados dentro do horário estabelecido pelas administrações dos cemitérios.
O Dane/Seurb informou, inclusive, que nos dias do evento não haveria o chamado serviço de localização. Este serviço foi disponibilizado até sexta, 1º, “tudo para que não houvesse tumulto nas Secretarias dos Cemitérios, uma vez que o volume de visitantes aumenta consideravelmente no fim de semana de Finados”, disse Ribeiro.
Força-tarefa
Para ajudar com que as pessoas se sentissem mais seguras para fazerem suas visitas, homenagens e orações, o fim de semana do Dia de Finados nos cemitérios contou com uma força-tarefa dos órgãos municipais e estaduais.
A ação envolveu também a Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Conselho Tutelar I e III, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Serviço
O cemitério Santa Izabel está localizado na avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá. O cemitério São Jorge fica na rua da Mata, s/n, na Marambaia. Ambos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. No sábado, domingo e feriado é das 8h às 13h.