MARABÁ
Marabá | Formada em arquitetura, mestre em Engenharia Civil, Ana Betânia está à frente da secretaria de obras.
Conheça a trajetória de uma mulher que pavimentou seu caminho através dos estudos e desafios.

Ouvindo sempre o pai dizer que iria fiscalizar obras, a então pequena Ana Betânia começou a ter gosto pela profissão do pai, Fernando Augusto Silva, engenheiro que trabalhou por anos no DER- Departamento de Estrada de Rodagem, atual SETRAN- Secretaria Executiva de Transporte.
Ana Betânia Moreira cresceu em um ambiente, onde o trabalho árduo e constante era a base para uma carreira de sucesso, “eu sempre vi meu pai, desde pequena viajando para fazer asfalto” de certa maneira, isso fez eu escolher a profissão, mesmo não sendo diretamente, ressaltou Ana.
Tendo o pai como inspiração, ela optou pela formação Básica-Arquitetura e Urbanismo, formando-se em janeiro de 1998, mas como ela mesma destacou, a vida profissional é uma caixinha de surpresas. O primeiro emprego dela foi no setor de Telemarketing da antiga operadora da Amazônia Celular nos anos de 2001 até janeiro/2003.

Recém-formada e trabalhando no primeiro emprego, Ana parecia estar vivendo intensamente, mas a vida pessoal guardava surpresas. Em 2002 o casamento com engenheiro Fábio Moreira deu início a mais uma etapa. O casal que se conheceu na faculdade se tornaram colegas com grandes afinidades e para um romance foi questão de tempo. Após o casamento, Fábio e Ana vieram para Marabá a convite de um grande empresário local, Daniel Franco (falecido) dono da empresa Construfox, empresa no ramo de construção civil no município. Acompanhando o marido, Ana se desligou da empresa operadora de celular e se estabeleceu na nova cidade no ano de 2003. Mesmo sendo nova na cidade, a profissão dela e do marido favorecia ambos a terem contato com vários empresários e políticos e a convite do então prefeito na época, Sebastião Miranda, ela assumiu uma pasta de coordenadora de projetos na SEVOP-Secretária Municipal de Viação e Obras Públicas.
Mas a carreira profissional teve que dar um tempinho, pois a vida pessoal exigiu. Antes de completar um ano de casada, a família aumentou e Ana teve que dar certa prioridade para a gestação, pois era uma gravidez de risco e assim, ela teve que retornar à capital para cuidar dela e do bebê. Depois do nascimento do filho, hoje com 19 anos, ela teve a oportunidade de fazer um mestrado, e assim ela continuou na capital e se tornou mestre em engenharia civil, área de Materiais, mas os estudos só estavam começando, pois ela sempre se dedicou muito a esse lado, pois como ela mesma diz “eu não tenho um plano definido, mas minhas graduações faz eu me preparar e encarar qualquer desafio”. Afirma a graduada e mestre que não perdeu outras oportunidades de estudos na capital, ficando por lá até 2009.

Mesmo ocupada com a maternidade, Ana realizava várias viagens à marabá, a fim de, estar com o marido que na época trabalhava na empresa Construfox. Estando em Marabá ela mantinha contato com empresários e políticos, incluindo Sebastião Miranda que também tem formação em engenharia e com isso, os assuntos entre eles era e são comuns.
Em 2010, Ana recebeu um convite da iniciativa pública na secretaria de transporte em Belém para atuar na área de fiscalização e execução de pontes. No ano seguinte, em junho de 2011, ela voltou à iniciativa privada para trabalhar na área de infraestrutura rodoviária na empresa Construfox, onde ficou até maio de 2017. Em agosto de 2018 ela recebeu o convite para trabalhar na empresa Best Construções, onde desenvolveu trabalhos ligados ao município de Marabá. Em uma das visitas profissionais ao município, ela recebeu mais uma vez o convite de Tião Miranda para assumir o cargo como coordenadora de gestão, função que a ligava diretamente ao prefeito. Questionada se é difícil trabalhar com o gestor Tião Miranda, Ana respondeu “Tião é uma pessoa extremamente criteriosa, detalhista e tem uma memória gigante, se você falar para ele hoje, semana que vem ele vai lembrar, apesar de ele receber muitas pessoas diariamente, eu fico impressionada principalmente quando se trata de números, a memória dele é ótima”. Ressaltou a secretária.

Como coordenadora de gestão, Ana trabalhou até 2020, onde assumiu como secretária adjunta da secretaria de planejamento (SEPLAN), nesse setor ela ficou até abril de 2024. Ana ressaltou que trabalhar com Tião é ter a certeza que o aprendizado é contínuo, pois ele sempre está atento nos projetos nos mínimos detalhes, segundo Ana quem manda fazer tem que pelo menos ter feito alguma vez para saber das dificuldades,“eu acredito muito na meritocracia para premiar algum funcionário, pois para conhecer a dificuldade do outro, pelos menos você precisa ter passado por momento parecido para saber como é a situação” Ressaltou.
A nova secretária acredita muito no fazer com experiência. Ela ressaltou, que quando chegou pela segunda vez na gestão do município, ocupou uma pasta, mas tinha que saber um pouco de cada setor, pois o gestor também pedia tarefas diversas. Ela observou que a medida que o gestor lhe pedia tarefas e a resposta dela era positiva, ele considerava, aumentando assim o comprometimento dela, junto a gestão.“Eu não me recordo o ano, mas eu cheguei a trabalhar também como secretária adjunta na secretaria de planejamento, nessa fase eu lidava diretamente com a questão das análises dos aditivos de contratos, nessa fase eu já entendia muitos trabalhos, tanto na secretaria de obras, quanto na secretaria de planejamento, e isso, foi me habilitando”, segundo Ana o trabalho desenvolvido por ela nos diversos momentos a capacitou para o cargo que ocupa atualmente.

O trabalho de Ana Betânia Moreira está seguindo conforme os projetos que já estavam sendo realizados pelo secretário anterior Fábio Moreira. Ana explicou que muitas inaugurações estão por vir, ela citou o terminal de integração que fica entre as folhas 26 e 27 na nova marabá, a ponte sobre o rio Itacaiúnas, muito aguardada pela população, cine teatro prédio que fica próximo ao ginásio poliesportivo da folha 16 na nova-marabá, entre outros projetos que estão sendo aguardados para inauguração. Para finalizar questionei a secretária qual a mensagem que ela passa para população em relação ao trabalho dela até o final de 2024. Segundo a secretária, “a população deve aguardar ainda muito trabalho,” concluiu.