Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Uepa abre seleção para bolsas de incentivo acadêmico

Processo é regido por edital e as inscrições são exclusivamente online e podem ser feitas até o dia cinco de maio

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução | Fonte: G1

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com as inscrições abertas para a seleção do Programa de Apoio Socioeconômico – Subprograma Bolsa Incentivo Acadêmico até as 23h59 de 5 de maio.

O processo é voltado aos alunos dos cursos regulares não intervalares e presenciais, em Belém e nos campi do interior do Pará. As pessoas interessadas em participar devem se inscrever exclusivamente via internet, por meio do link.

A seleção é regido pelo edital nº 23/2023, e o resultado preliminar está previsto para ser divulgado até o dia 27 de junho, no portal da Uepa.

De acordo com a instituição, serão disponibilizadas, mensalmente, 422 bolsas de incentivo acadêmico, no valor de R$ 500, concedidas no período de 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024, condicionadas à existência de recursos financeiros.

“O programa será financiado com recurso do tesouro estadual, previsto no orçamento da universidade. É vedado o acúmulo da bolsa incentivo acadêmico com outras bolsas da Uepa ou de outras instituições de natureza pública ou privada”, detalhou a Uepa.

Obrigações

Os bolsistas, obrigatoriamente, deverão desenvolver atividades complementares de ensino, pesquisa e extensão, para cumprir uma carga horária de no mínimo oito horas semanais.

Essas atividades deverão ter caráter formativo e acadêmico e visam inserir os discentes na dinâmica de produção de conhecimento e da extensão universitária.

Requisitos

O auxílio financeiro é destinado, prioritariamente, a estudantes oriundos de escola pública ou de escola em regime de convênio com o poder público, e que estejam em condição socioeconômica desfavorável à permanência e inserção na universidade.

Do total das vagas ofertadas em cada campus, 10% são destinadas a candidatos que comprovem ser Pessoa com Deficiência (PcD); 10% àqueles que residam em comunidade quilombola; e outros 10% para indígenas em contexto de aldeia.

No ato da inscrição, antes de preencher o formulário on-line, o candidato deve estar com todos os dados pessoais, de residência e de renda familiar em mãos, além de um arquivo em PDF com todos os documentos comprobatórios digitalizados, que deve ter o tamanho máximo de 15 MB.

Será considerado apto a participar do processo seletivo o discente que preencher as seguintes condições:

  • estar matriculado em um curso regular (não intervalar e presencial) de graduação da Uepa, frequentando regularmente ou com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2023;
  • ter Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita (RFP) de até um salário-mínimo de referência nacional, devidamente comprovada;
  • e anexar ao formulário de inscrição os documentos comprobatórios solicitados no edital, de acordo com a situação em que se enquadra.

A RFP é considerada a somatória das rendas brutas mensais de todas as pessoas que moram na residência da família do candidato, dividida pelo número de membros desse grupo.

Os discentes que já participam e desejam permanecer no Programa de Apoio Socioeconômico devem se candidatar novamente e obedecer aos critérios estipulados no edital, já aqueles que irão iniciar o curso apenas no segundo semestre letivo de 2023 poderão participar do processo seletivo, desde que estejam matriculados e comprovem tal condição.

Etapas

O processo seletivo será constituído de uma etapa obrigatória e, se necessário, duas complementares, que ocorrerão se houver necessidade de aprofundamento e complementação de informações.

Todas as etapas serão de caráter eliminatório, sendo realizadas na capital, pela equipe do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), e nos campi da interiorização, por comissões designadas por suas coordenações.

Na etapa obrigatória, ocorrerá a análise de todos os documentos dos candidatos, a fim de verificar a procedência, legitimidade, fidedignidade e relação dessas com as informações constantes no formulário de inscrição para a seleção.

As etapas complementares serão feitas, caso haja necessidade, por meio de entrevista e visita domiciliar.

Os candidatos não selecionados dentro das vagas disponibilizadas ficarão no cadastro de reserva e poderão ser chamados a preencher as vagas que surgirem no decorrer da vigência do processo seletivo.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.