COLUNA - PARÁ EDUCANDO
A educação e as tecnologias Digitais: Avanços e desafios

O século XXI chegou e, com ele, os avanços tecnológicos, os quais obrigam a contemporaneidade adequar-se às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, as TDICs. O mundo globalizado e o uso da Internet, rede mundial de comunicação que interliga computadores e fornece acesso aos usuários aos mais diversos tipos de informação, estreitando laços, consolidando variadas formas de parcerias, quer profissionais ou pessoais.
Na educação, as novas tecnologias trouxeram a possibilidade do enriquecimento e engajamento do conhecimento, visto que, a geração de aprendentes, da atualidade, evoluiu de maneira significativa e, podemos arriscar em denominá-los como geração digital. Esse termo é bastante desafiador, principalmente aos que são os formadores, ou seja, os professores, uma vez que, já estamos na terceira década do segundo milênio e, ainda, nos deparamos com a dificuldades enfrentadas pelos docentes, no que tange a formação para suas práticas pedagógicas, levando em consideração as tecnologias digitais em educação.
A pandemia da Covid-19 nos impulsionou à seara da era digital na educação, o qual, muitos de nossos professores tiveram que adentrar num mundo não tão desconhecido, contudo pouco explorado, o ensino, ora padrão (tradicional não é um termo pertinente), ora digital, o então, ensino híbrido, obrigando-os a compreender a suma importância do processo de ensino e aprendizagem de maneira para além da lousa e outras tecnologias, a era digital se consolida na escola e os alunos são adeptos e aprendem com facilidade, por meio dela.
Todavia, os entraves são uma realidade, pois nem todos têm acesso a essas ferramentas. A garantia da equidade e inclusão nessa nova tendência educacional é o maior desafio que enfrentamos atualmente. Faz-se mister, principalmente à escola pública, a garantia de efetivação das políticas públicas que garantam tanto o acesso a tão importante tendência educacional, que são as tecnologias digitais voltadas ao processo da aprendizagem, como também a qualidade, por meio da formação continuada aos professores, implantação da conectividade nos espaços escolares, consolidando a educação como ponte de conhecimento, senso de criticidade, consciência cidadã e humanização social.