Conecte-se conosco

MUNICIPIOS

MPPA apura superlotação do Centro de Recuperação de Itaituba, no Pará

Publicado

sobre

Foto: Créditos: Arquivo/RM Notícias | Fonte: O Estado Net

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar as condições desumanas do Centro Regional de Recuperação de Itaituba (CRRI), no sudoeste do Pará. A medida foi tomada pela 1ª Promotoria de Justiça de Itaituba, após visita mensal foi no último dia 17 de janeiro na unidade prisional. 

O Centro de Recuperação de Itaituba está superlotado. A sua capacidade é para apenas 196 custodiados, sendo 136 em regime fechado e 60 em regime semiaberto, porém, a população carcerária atual no CRRI é de 439 presos. Para a 1ª Promotoria de Justiça, a superlotação coloca a unidade em situação vulnerável de segurança. 

Além disso, o MP constou que os presos faccionados, a maioria pertencente ao Comando Vermelho (CV), não são separados dos demais detentos. Há riscos iminentes de conflitos entre as facções, já que existem presos ligados ao Comando Classe A (CAA). Entre esses criminosos de alta periculosidade estão os apenados em regime semiaberto, submetidos às mesmas condições dos apenados em regime fechado. 

A promotoria de Justiça também constou que não existem colchões adequados nas celas e suficientes para todos os custodiados. 

Segundo a portaria assinada pela promotora de Justiça, Paula Caroline Nunes Machado, a situação no CRRI é de extrema vulnerabilidade dos custodiados.

A promotora enviou ofício ao secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos do Carmo, e ao diretor do CRRI, Raimundo Pedro D’avila Pereira, solicitando a relação de presos em regime semiaberto, bem como que sejam informados quais deles realizam trabalhos externos e que sejam esclarecidos quanto não realizam atividades laborativas. A promotora também solicita que sejam tomadas providências em relação as condições desumanas em que os custodiados se encontram, no prazo de dez dias.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.