BELÉM
Após nenhuma empresa apresentar propostas para licitação dos ônibus, Prefeitura de Belém vai republicar edital

Após nenhuma empresa apresentar propostas para assumir o transporte coletivo por ônibus de Belém a prefeitura informou que vai republicar o edital de licitação. O documento tinha sido publicado no dia 18 de novembro.
A abertura do edital ocorreu na manhã desta segunda-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), em São Brás.
Segundo a Coordenadoria Geral de Licitação (CGL) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o edital será republicado ainda esta semana, porém sem alteração nos termos do documento.
A nova data de abertura das propostas está fixada para o dia 7 de fevereiro de 2023. A licitação envolve a locomoção de passageiros por ônibus, a operação e a manutenção da infraestrutura do sistema público de transporte municipal.
O edital
O documento prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade, e de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa.
Após a nova abertura , as empresas ou consórcios interessados podem apresentar propostas de execução do serviço junto à Prefeitura.
Segundo a prefeitura de Belém, a situação jurídica de cada empresa será analisada para verificar se estão aptas a participar da licitação.
Informações aos usuários
O edital prevê também um sistema de informações aos usuários, que poderão acompanhar o itinerário do veículo e o tempo de chegada nas paradas de ônibus. Ao fim dos primeiros dois anos, 20% da frota já deverão possuir ar-condicionado.
A frota de veículos contará com monitoramento por meio de câmeras de segurança em seu interior. Os veículos terão sistema de rastreamento e serão monitorados em tempo real pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).