Conecte-se conosco

PARÁ

Estado do Pará registra aumento no aparecimento de cobras

Publicadas

sobre

Foto: Reprodução | Fonte: Debate Carajás com informações do RomaNews

Segundo o Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Major Moura, as serpentes surgem em áreas antropizadas por diversos motivos, dos quais se destacam: o crescimento do fenômeno urbanista (urbanização), supressão de vegetação de áreas remanescentes, a hidrografia da malha urbana da região metropolitana de Belém e o índice pluviométrico da região.

Somente no dia 28 de julho, dois casos foram registrados em Belém. No primeiro, uma cobra foi encontrada no telhado de um bar no bairro do marco. No segundo caso, uma cobra foi encontrada dentro do capô de um carro, no bairro da Cidade Velha. Um outro caso de aparecimento de cobra foi registrado em Moju, uma jararaca estava enrolada em uma motocicleta, o registro aconteceu na última segunda-feira, 1.

A equipe do BPA orienta que ao encontrar esse tipo de animal, deve-se acionar o Centro Integrado de Operações do Pará (Ciop), através do número 190, onde uma guarnição será acionada. O Batalhão de Polícia Ambiental é uma unidade especializada da PM em fazer esse tipo de resgate.

PREVENÇÃO

De acordo com o Sargento Silva Júnior, que faz parte da equipe do BPA, é sempre bom prevenir e evitar o aparecimento desses animais. Pessoas que moram próximo à canais ou terrenos de mata, devem sempre fazer a limpeza regular de quintais e pátios para que não haja entulhos, onde esses animais costumam procurar abrigo. A limpeza do ambiente é muito importante.

Além disso, o descarte inadequado de lixo pode atrair roedores, que são alimentos para cobras, fator que contribui para o aparecimento do animal. Esses animais costumam ter hábitos noturnos, portanto, atenção redobrada.

Em caso de picadas, a solução é o soro antiofídico. Deve-se procurar um posto de saúde mais próximo, para receber o atendimento. É importante fazer a identificação do tipo e espécie de cobra, pois contribui para o atendimento e escolha do soro ideal. 

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.