Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Paraense conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Biologia

A aluna obteve a maior nota do estado e o segundo lugar na competição

Publicadas

sobre

Foto: reprodução l Fonte: NM Comunicação

O Pará conquistou o segundo lugar na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), projeto voltado para alunos do Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia e Ciência. Realizado em duas fases com atividades distintas para os estudantes do Ensino Médio, a aluna Alicia Chaves, do Colégio Physics, recebeu a medalha de prata na competição.

Em sua 18ª edição, a OBB teve como tema “Desafios e possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas”. A relação entre aspectos ambientais, científicos e tecnológicos na busca de possibilidades na erradicação de doenças negligenciadas ganham destaque na atualidade. Diante disso, a Olimpíada promoveu o envolvimento de professores e alunos do Ensino Médio em temas de interesse social e seus desafios.

“Eu sempre gostei de Biologia e acho que, inconscientemente, acabei dando um foco maior pra essa matéria. Comecei a estudar especificamente para a OBB depois da primeira fase. As aulas e o suporte do professor Bruno Uchôa foram indispensáveis na preparação para as últimas fases.”, diz Alicia Chaves, contando que fez a inscrição sem muitas pretensões. “ Fiz meio que ‘só pra ver no que dá’ e fui ganhando empolgação no decorrer das fases. É meu último ano de ensino médio, então, mesmo sem muitas expectativas, decidi dar uma chance. E fico muito feliz que o fiz”.

Alicia conta que esta é a segunda vez que se participa da OBB, mas que na primeira vez não passou da primeira fase. “Significa muito ter ganhado essa medalha de prata, já que Biologia é minha matéria favorita. Estou muito feliz com a medalha!”, comemora a aula que vai fazer o ENEM este ano para Medicina.

Participar de um desafio como esse é importante para o aluno que está se preparando para o ENEM, diz o professor de Biologia do Colégio Physics, Bruno Uchôa. “Esse tipo de prova além de aumentar o leque de conhecimentos do alunado também dá um gás especial para os vestibulandos que ganham confiança e conseguem ter rendimentos melhores nas provas de vestibular. As provas olímpicas são uma ponte incrível para a formação de possíveis novos cientistas que contribuirão muito para a universidade e para o Brasil”, comenta o professor, acrescentando que para o colégio ter resultados como esse só corrobora o trabalho do time de professores de Biologia e coordenadores. “Conseguimos resgatar joias e lapidar alunos brilhantes como a Alicia. Para mim é um orgulho ter participado da formação e mentoria para estes tipos de exames e também ajudar os alunos a serem pessoas melhores contribuindo para a nossa sociedade”.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.