Conecte-se conosco
Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

BELÉM

Duas novas ambulâncias irão ampliar o atendimento do Samu nos bairros de Val-de-Cans, Paraíso dos Pássaros e Barreiro

Duas novas ambulâncias vão dar mais agilidade ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos bairros de Val-de-Cans, Paraíso do Pássaros e Barreiro, em Belém. Para isso, o prefeito Edmilson Rodrigues entregou na manhã desta segunda-feira,26, aos profissionais do Samu 192 as chaves dos veículos . “Duas grandes ambulâncias são suporte para o sistema e vão permitir que alguns bairros que não tinham a presença local de ambulâncias, possam agora ser atendidos de forma mais permanente”, ressaltou Edmilson.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), as ambulâncias, financiadas por recursos do governo federal, estado e município, haviam sido adquiridas pela pasta desde o ano passado. Porém, somente no início da nova gestão os veículos foram legalizados.

 “Quando tem alguma eventualidade nós precisamos sempre deslocar uma ambulância de outro local, e agora nós vamos ter essa ambulância fixa. Além das 12 ambulâncias de suporte básico e cinco de suporte avançado, nós temos sempre duas ambulâncias de suporte básico, e uma do suporte avançado de reserva, aqui na base. No caso de um dos veículos precisar ser retirado por algum motivo, a substituição pode ser feita imediatamente. Enfim, nós esperamos ampliar cada vez mais esse suporte de ambulâncias para Belém”, declarou o titular da Sesma, Maurício Bezerra.

Com as duas novas ambulâncias o fluxo de atendimento será ampliado, principalmente nas solicitações de transferências de pacientes com  Covid-19. “O Samu realiza o atendimento de transferência inter-hospitalar. Agora na pandemia, esse serviço tem sido muito utilizado, por exemplo, na transferência dos pacientes das UPAS para os hospitais de retaguarda”, disse o coordenador geral do Samu, Manoel Paixão Corrêa Filho.    

Durante a cerimônia de entrega das chaves dos veículos o prefeito de Belém agradeceu o compromisso dos titulares da Sesma e Samu, com o avanço de melhorias desde o primeiro atendimento até os procedimentos médicos nos hospitais.  “Trabalho sério baseado em planejamento. No momento de crise financeira, nós estamos andando para frente. Conseguimos organizar a casa para valorizar os servidores, melhorar as condições de infraestrutura”, destacou.

Samu – O Samu trabalha para atender o mais rápido possível às solicitações de urgência e emergência, através do  192. O principal perfil de atendimento, é o atendimento de rua. A solicitação chega à sala de rádio onde um dos cinco médicos do setor avalia de maneira dinâmica, rápida, as informações colhidas com o solicitante do atendimento. “O Samu atende com a Unidade de Suporte Avançado (USA), UTI com médico, enfermeiro e condutor;  Unidade de Suporte Básico (USB), e também a motolância, que chamamos de anjo, e duas lanchas que fazem o  atendimento às populações ribeirinhas”, comentou Manoel Paixão.

Por: Joyce Assunção

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top