Conecte-se conosco

AMAZÔNIA

INGÁ-CIPÓ | Frutas amazônicas que serão fáceis de encontrar nos próximos meses

Além de frutos saborosos, essa frutífera proporciona boa sombra no jardim

Foto: Reprodução / Fonte: PORTAL AMAZÔNIA

Florescem nos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. A ingázeira-cipó é uma árvore de grande porte médio, podendo atingir até 20 metros de altura. Originário da região do Amazonas e de toda a orla litorânea desde o Rio Grande do Norte até o norte de Santa Catarina, o ingá-cipó é muito apreciado pela população amazônica e também serve de alimento para a fauna local. 

São indeiscente em forma de vagem cilíndrica e alongada medindo em média 50cm de comprimento por 4cm de diâmetro, a casca possui superfície de textura rígida e coloração verde-clara quando maduro.

Usos: Os frutos são deliciosos e muito refrescantes para serem consumidos ao natural, principalmente se forem deixados na geladeira por algumas horas. A madeira pode ser usada para caixotaria e para lenha e carvão. A árvore é ornamental e ótima para recuperar solos degradados ou erosivos, e pode ser cultivada com sucesso em praças e parques.

Curiosidades: É polinizada principalmente por morcegos. Os morcegos Glossophaga soricina visitam suas flores. A dispersão é realizada pela fauna. Ingá-cipó vem do Tupi, e significa ”sementes ensopadas ou empapadas” pelo fato se ter uma polpa molhada envolvendo as sementes.

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.