Conecte-se conosco

BELÉM

Seurb realiza mutirão de limpeza no cemitério Santa Izabel

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), em cooperação com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), montou um esquema especial de limpeza no cemitério Santa Izabel. Mais de 60 agentes atuam no local em duas frentes.

As equipes são divididas em setores de varrição, capinação, caiação, roçagem e retirada de produção. Além do interior dos cemitérios, os agentes também estão atuando nos arredores, com limpeza e retirada de entulho.

Além do cemitério Santa Izabel, a limpeza também será realizada no cemitério São Jorge, localizado na Marambaia, cemitério São José, localizado no Bengui e o cemitério Soledade, localizado na Batista Campos.

Segundo o diretor de Departamento de Necrópoles (Dane) da Seurb, Lucas Farias, a operação no cemitério Santa Izabel faz parte do cronograma de ações de limpeza emergencial nos cemitérios administrados pela Seurb. “O objetivo dos serviços é deixar o ambiente mais digno e humano para os visitantes e funcionários. É um mutirão de limpeza muito importante, não só na aparência, mas implica, também, no tráfego e na acessibilidade de visitação”, afirma o diretor.

O mutirão de limpeza vem sendo aprovado por quem passa pelo cemitério. É o caso da aposentada Ruth de Castro, de 60 anos. “Procuro manter limpa a sepultura do meu esposo, falecido há dez anos, mas quando cheguei hoje pela manhã já encontrei o espaço limpo e roçado. Confesso que fiquei surpresa, pois o cemitério estava praticamente abandonado, anteriormente”, comentou a aposentada.

O Secretáro de Urbanismo, Deivison Alves alerta que as famílias devem manter os cuidados com as sepulturas. “Muitas pessoas abandonam os túmulos e eles ficam com mato alto e sujos, o que acarreta em trabalho redobrado nos mutirões de limpeza. A responsabilidade da Prefeitura é cuidar do entorno, mas acaba sendo preciso limpar essas sepulturas abandonadas também”, destaca o secretário.

A Seurb iniciou os serviços de limpeza no cemitério Santa Izabel na segunda-feira,8, e estão previstos para serem concluídos até o dia 27.

Medidas de Prevenção

O monitoramento dos cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) segue todos os protocolos definidos pelos órgãos de saúde e fiscalização para evitar a Covid-19.

“Estamos orientando diariamente para que as pessoas cumpram o distanciamento e evitem aglomeração. Tanto para visitantes quanto funcionários, é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel no interior do cemitério”, ressalta Lucas Farias.

Por: Igor Monteiro

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.