Conecte-se conosco
Foto: Freepick / Fonte: Portal Cultura

BRASIL

Tecnologia 5G estará disponível até junho de 2022

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que a tecnologia 5G vai estar disponível em todas as capitais brasileiras até junho de 2022. O edital ainda precisa ser aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A iniciativa possui o objetivo de adotar o padrão ‘standalone’, que demanda a implantação de uma rede independente do atual 4G. A tecnologia utiliza um espectro de rádio mais abrangente que permite mais aparelhos móveis conectados simultaneamente, com maior estabilidade do que as redes atuais e um tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão anterior.

“A tecnologia do 5G é um catalisador de novas tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade mista. É um guarda-chuva que potencializa e envolve várias outras tecnologias”, afirma o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.

O objetivo é que em municípios com mais de 500 mil habitantes o prazo limite para implantar o 5G seja julho de 2025, nos que têm mais de 200 mil é julho de 2026 e naqueles com população acima de 100 mil a previsão da implementação é para julho de 2027. Cerca de 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes devem ser atendidos até dezembro de 2027.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
Propaganda
To Top