ENTRETENIMENTO
Povos indígenas criam ‘game’ sobre sua história
Ao longo dos últimos anos a tecnologia vem assumindo um papel importante em nossas vidas, influenciando até mesmo em nossos modos de agir e pensar. Esse aparato tecnológico foi usado, recentemente, como ferramenta para preservar a cultura do povo indígena Kaxinawá a partir de um jogo eletrônico desenvolvido por eles mesmos.
A criação é da tribo Huni Kuin que desenvolveu um game que pode ser baixado gratuitamente, possibilitando a troca de experiências e de conhecimentos.
Localizada no estado do Acre, no Brasil, a comunidade indígena montou uma equipe de programadores, artistas e antropólogos para criar seu próprio videogame. O projeto se chama Huni Kuin: os caminhos da jiboia e trata-se de um jogo de plataforma de cinco fases, onde cada uma conta um pouco da história da tribo.
A proposta é levar os jogadores a entrar em contato com os saberes dos Huni Kuin, tais como os seus cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais, possibilitando a circulação desses conhecimentos de maneira mais ampla.
Fonte: Portal Cultura/ Imagem: Divulgação