BELÉM
Quaresma ganha destaque em Belém com início da Campanha da Fraternidade 2026
A Quarta-feira de Cinzas celebrA hoje (18) o início oficial da Quaresma na capital paraense. As principais igrejas da cidade receberam milhares de católicos em missas e celebrações que marcaram o retorno à rotina de fé após o período carnavalesco. A festa litúrgica convida à conversão, oração e caridade por meio do tradicional rito de imposição das cinzas.
A celebração principal na Catedral Metropolitana foi presidida pelo arcebispo Dom Julio Akamine, que destacou em sua homilia a importância de viver o tempo quaresmal com profundidade espiritual e compromisso para com o próximo.
Tema social da Campanha da Fraternidade
A data também marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A campanha traz o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), chamando atenção para o direito fundamental à moradia digna e sua relação com a fé cristã.
Em Belém, movimentos pastorais, lideranças paroquiais e pastorais sociais já se organizam para promover encontros, debates e ações comunitárias que abordem o tema ao longo do período quaresmal, estimulando os fiéis à reflexão e à prática da solidariedade.
A iniciativa reforça a orientação da Igreja: a Quaresma é um tempo para olhar para dentro, mas também para fora, com responsabilidade social e engajamento comunitário.
Da Redação do Correio Paraense/Foto: Arquidiocese de Belém



