Conecte-se conosco

Sem categoria

Airton Faleiro articula agendas com comitiva do Tapajós contra decreto de desestatização de rios

Publicado

sobre

O deputado federal Airton Faleiro articulou, ao lado da deputada Célia Xakriabá e de uma comitiva de lideranças indígenas do Tapajós, uma série de agendas em Brasília para tratar dos impactos do Decreto nº 12.600/2025. A medida trata da desestatização de três hidrovias brasileiras: dos rios Tapajós, Madeira e Tocantins, na Amazônia.

Como parte da articulação política, foi aprovado, na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, o requerimento para a realização de Audiência Pública que debaterá o Projeto de Decreto Legislativo 942/2025. A proposta busca sustar os efeitos do Decreto nº 12.600, responsável por incluir essas hidrovias no Programa Nacional de Desestatização.

As lideranças também se reuniram com representantes das bancadas do PT e do PSOL.

O líder do PT na Câmara, deputado Pedro Uczai, indicou que fará articulação junto à equipe técnica da Casa Civil responsável pela formulação de decretos.

Durante a agenda em Brasília, o tema também foi apresentado à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em reunião sobre a situação do Rio Tapajós. A mobilização política inclui diálogo com outras lideranças parlamentares para que a pauta chegue à Presidência da República.

Airton Faleiro atua na construção de uma saída política que dialogue com a reivindicação central dos povos do Tapajós: a revogação do decreto. O parlamentar se posiciona como aliado das comunidades na defesa dos direitos territoriais, da preservação dos rios amazônicos e da consulta aos povos afetados.

A comitiva segue em agenda na capital federal e ainda deve buscar reunião com o Ministério dos Povos Indígenas.

Após o Carnaval, o grupo retornará a Brasília para dar continuidade às articulações pela revogação do decreto.

Texo: Assessoria do Deputado Federal Airton Faleiro

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.