ANANINDEUA
UPA da Cidade Nova, em Ananindeua, está com 100% de leitos ocupados, denunciam profissionais
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Nova, em Ananindeua, fechou as portas para atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19, de acordo com denúncias de profissionais que atuam no local. Esta foi a segunda vez que a unidade precisou suspender o atendimento desde que os casos da doença começaram a subir na região metropolitana de Belém.
Pacientes que estavam dentro da unidade sendo atendidos também denunciaram o fato. De acordo com eles, os 19 leitos disponíveis na unidade estão ocupados e que havia corpos dentro de sacos no chão.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informou que que a UPA da Cidade Nova está com seu atendimento normal e que dispõe de médicos 24h. Em relação aos casos clínicos, os pacientes são informados sobre o tempo de espera, mas alguns optam por retornarem em outro horário. Os que permanecem são atendidos.
Ainda de acordo com a secretaria, a denúncia de corpos no chão não procede. A Unidade possui câmera de segurança para conferência na execução de protocolos e segurança de pacientes e colaboradores, que foram conferidas, e não há registro deste relato. Na UPA há uma sala para guarda temporária de corpos com capacidade para seis e até às 17h desta terça-feira (9) foram registrados três óbitos



