Sem categoria
Hormônios influenciam emoções, memória e bem-estar

Alterações no humor, crises de ansiedade, insônia, irritabilidade e até falhas de memória podem não estar apenas ligadas a fatores emocionais, mas também ao desequilíbrio hormonal. De acordo com a endocrinologista Renata Maksoud Bussuan, professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Endocrinologia da Afya Educação Médica Belém, os hormônios atuam como reguladores do cérebro e têm impacto direto sobre o bem-estar mental.
“Eles influenciam neurotransmissores como serotonina e dopamina, que estão relacionados à motivação, à alegria e ao equilíbrio emocional. Pequenas alterações hormonais já podem desencadear sintomas importantes, como ansiedade, depressão ou irritabilidade”, explica a médica.
A advogada Isabela Braga, 46 anos, decidiu buscar ajuda de um endocrinologista para compreender melhor as questões relacionadas ao peso, equilíbrio hormonal e bem-estar geral.
“Eu queria não apenas cuidar do lado emocional, mas também verificar se minhas taxas de vitaminas e hormônios estavam corretas, porque esses fatores também impactam a minha saúde como um todo”, explica.
Apesar de possuir plano de saúde, Isabela enfrentava uma dificuldade comum a muitos brasileiros: a longa fila de espera. “A espera por um endocrinologista é muito longa, chega a quatro ou cinco meses. É uma especialidade muito escassa”, afirma.
A advogada foi atendida através das consultas gratuitas que a Afya Educação Médica Belém disponibiliza para a população. É a parte prática dos cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição, em Belém.
Foi fundamental para mim. A consulta foi diferenciada, com bioimpedância, entrevista detalhada e análise aprofundada dos exames. Gostei bastante do cuidado e da atenção que recebi”, destaca.
Segundo a endocrinologista, o chamado “mapeamento hormonal” não deve ser feito de forma indiscriminada. Ele deve ser solicitado apenas após avaliação médica, levando em conta sintomas e fatores de risco de cada paciente. “O acompanhamento com endocrinologista é fundamental para identificar desequilíbrios de forma correta. Assim, evitamos tanto diagnósticos equivocados quanto tratamentos desnecessários”, alerta a Dra. Renata. A identificação precoce de distúrbios hormonais ajuda a evitar problemas de humor, sono e memória. “O endocrinologista é um aliado não apenas da saúde física, mas também da saúde mental. Procurar avaliação médica quando surgem sintomas persistentes é fundamental para garantir equilíbrio em todas as fases da vida”, conclui a médica.
Contribuindo para a formação dos novos profissionais
Com foco na formação de profissionais que possam suprir a carência de médicos especialistas em endocrinologia, a Afya Educação Médica Belém está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação nesta especialidade médica.
O objetivo é incentivar a qualificação destes profissionais para que façam a diferença na vida de milhares de pessoas que precisam de atendimento especializado.
Os interessados em obter mais informações podem ligar para o telefone: (91) 99126-7668 ou acessar o site da instituição: https://educacaomedica.afya.com.br/unidades/belem
Mais sobre a Afya.
A Afya é o maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil. Reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 33 com cursos de Medicina e 20 com unidades de pós-graduação e educação continuada em saúde.
Atualmente, são 3.653 vagas de Medicina autorizadas pelo MEC, com mais de 23 mil médicos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte à atividade médica, 1 a cada 3 médicos ou estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa brasileira de educação médica a abrir capital na Nasdaq, em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo Valor Inovação (2023), como a empresa mais inovadora do Brasil, e Valor 1000 (2021, 2023 e 2024), como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi eleito o melhor executivo de Educação pelo prêmio Executivo de Valor (2023).
Em 2024, a Afya passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações: afya.com.br | ir.afya.com.br