Sem categoria
Cop 30 e educação: quais os benefícios da educação ambiental nas escolas?

Conferência mundial sobre o clima em Belém traz impactos positivos no processo de aprendizagem
A COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) será realizada pela primeira vez no Brasil e na região amazônica, e tem levantado inúmeras discussões acerca do equilíbrio climático do planeta. O assunto tem sido debatido em todas as esferas, inclusive na educação, onde temas envolvendo o meio ambiente têm sido abordados em sala de aula.
Uma das maiores vantagens da educação sustentável ou ambiental é que ela provoca reflexões nos alunos, promovendo um despertar em relação aos cuidados com o meio ambiente e uma consciência crítica em relação ao âmbito político, social e econômico. Isso torna o processo de aprendizagem ainda mais significativo na vida dos estudantes, garantindo uma melhor qualidade de vida nas futuras gerações.
Para Caroline Aguiar, coordenadora pedagógica da Escola Canadense de Belém, é essencial que as crianças e jovens compreendam o impacto de suas ações no planeta. “Isso vai além de somente preservar recursos naturais, mas de promover valores, atitudes e habilidades que possibilitem um futuro equilibrado para as próximas gerações. Na nossa escola por exemplo, buscamos conscientizá-los em relação ao desperdício de água ao utilizar os banheiros, a não jogar lixo em qualquer lugar, ou seja, iniciativas práticas que vão fazer toda a diferença na formação desse aluno como cidadão”, explica.
Ainda segundo Caroline, ensinar sustentabilidade não é apenas sobre transmitir informações, mas sim inspirar uma mudança de mentalidade e comportamento. “ Dessa maneira, juntos, podemos criar um futuro mais sustentável para todos, envolvendo a escola como um todo, assim como as famílias de nossos alunos, pois todos temos um papel essencial na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável”, finaliza.