EDUCAÇÃO
Primeira vez numa escola bilíngue? Coordenadora Pedagógica orienta como facilitar a adaptação

As escolas bilíngues oferecem um ambiente de estudos onde os alunos vivem a experiência de total imersão no segundo idioma. O primeiro contato com esse modelo educacional pode gerar dúvidas e desafios quanto à adaptação. Promover um ambiente acolhedor e inclusivo é um dos pilares que irão contribuir com o desenvolvimento pleno dos novos estudantes.
Uma das principais vantagens de escolher uma escola com ensino bilíngue é a oportunidade de inserir a criança em um ambiente imersivo que favorece a ampliação do repertório cultural e a convivência com outras crianças de diversas origens. “O estudante irá se deparar com o fator multicultural. Para que essa transição para a educação bilíngue ocorra de forma tranquila, o diálogo, primeiramente dentro de casa, é fundamental para essa adaptação”, explica a coordenadora pedagógica da Escola Canadense de Belém, Caroline Aguiar.
“Essa comunicação permite que os alunos se sintam mais familiarizados com o ambiente escolar, antes mesmo do primeiro dia de aula, reduzindo possíveis ansiedades e ajudando-os a se adaptarem mais facilmente. Dentro dessa questão também podemos incluir que os pais iniciem o contato com o novo idioma ainda dentro de casa por meio de atividades lúdicas que irão preparar os novos estudantes para o aprendizado do segundo idioma”, acrescenta a educadora.
Conhecer o ambiente escolar antes do início das aulas também facilitará a integração do aluno. “Promover eventos que permitirão que os estudantes se familiarizem não só com as escola, mas com os demais alunos faz toda a diferença. Na Escola Canadense de Belém por exemplo, iremos promover uma Open Week, ou seja, uma manhã repleta de atividades para que nossos alunos possam conhecer a nova escola”, destaca Caroline.
A inclusão é outro fator importante nesse processo. “Isso não apenas facilita a adaptação dos alunos, bem como, promove o respeito mútuo, a valorização da diversidade e a construção de uma comunidade escolar unida. É um compromisso em criar um ambiente seguro, inclusivo e enriquecedor, onde cada aluno possa se sentir valorizado, confiante e capaz de alcançar seu potencial máximo”, orienta Caroline.
“Por fim, um recurso muito utilizado, principalmente na Escola Canadense, são as aulas de reforço que irão auxiliar, principalmente aqueles estudantes que estão tendo mais dificuldades de adaptação. Nesse caso é importante o diálogo entre os pais e a escola e o estabelecimento de uma rotina de estudos para que esse processo ocorra da melhor forma possível”, conclui.