PARÁ
Governo do Pará libera faixas de asfalto na BR-316 e melhora trânsito na Região Metropolitana de Belém
O Governo do Pará concluiu uma etapa importante nas obras da BR-316: foram liberadas seis faixas de asfalto (três em cada sentido) e uma faixa expressa de concreto, eliminando os desvios e reduzindo o tempo de deslocamento na Região Metropolitana de Belém (RMB). Com o novo sistema de drenagem e sinalização, o trecho agora oferece mais segurança e fluidez para cerca de 2 milhões de moradores.
Nesta quinta-feira (26), o governador Helder Barbalho anunciou a conclusão desta fase, que impacta diretamente os 80 mil veículos que trafegam diariamente pela via. As obras seguem em áreas como calçadas, passarelas e terminais, mas sem interferir no trânsito.
BRT Metropolitano
O sistema de transporte BRT, considerado o mais eficiente para a RMB, atenderá até 25 mil passageiros por hora, operando com 40 ônibus elétricos e 92 a diesel, todos com ar-condicionado e menor impacto ambiental. A infraestrutura inclui 20 km de asfalto, 13 passarelas, ciclovias e duas estações de integração (Ananindeua e Marituba), que conectam os bairros ao centro de Belém.
“Essa reestruturação transforma a BR-316 em uma nova avenida, com qualidade de vida e acessibilidade para a população. Estamos trabalhando para que tudo esteja pronto para a COP 30,” destacou Adler Silveira, secretário de Infraestrutura e Logística.