Conecte-se conosco

BELÉM

PRESERVAÇÃO: Prefeitura de Belém conclui a revitalização de mais 168 boxes na feira tradicional do Ver-o-Peso

Publicadas

sobre

A Prefeitura de Belém concluiu a revitalização de mais 168 boxes novos e modernos na feira tradicional do Ver-o-Peso, na Campina, para atender aos setores de Refeição (com 112 boxes), Lanche e Mingau (28) e Açaí (28), que ficam ao lado do Solar da Beira. Antes do Círio de Nazaré, outros 120 novos boxes já foram entregues aos feirantes.  

A entrega dos 168 novos boxes será feita em breve pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário de Urbanismo, Lélio Costa. Foto: Talita Santos – Ascom Seurb.

Os 168 espaços começaram a ser reformados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) no dia 14 de outubro deste ano. A entrega será feita em breve pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa. Na manhã desta quarta-feira, 18, o secretário vistoriou os novos e modernos boxes. 

Secretário de Urbanismo, Lélio Costa, vistoria a obra e conversa com os trabalhadores na feira tradicional. Foto: Talita Santos – Ascom Seurb.

Avanço

“Os novos boxes seriam entregues em janeiro de 2025, mas a Prefeitura de Belém conseguiu acelerar as obras para o remanejamento dos trabalhadores, antes mesmo do Círio. Agora, mais uma vez, a Prefeitura avança com as obras de mais 168 boxes em quatro setores, atendendo aos pedidos dos feirantes”, afirmou Lélio Costa, que já vistoriou diversas vezes as obras no Complexo Ver-o-Peso, com 25 mil metros quadrados e é a maior feira livre da América Latina.

Para o feirante Alberto Silva, do setor Açaí, a melhor ação feita na feira tradicional do Ver-o-Peso foi a atual revitalização. Ele está na expectativa para receber, em breve, seu novo boxe. Foto: Juliane Castro – Ascom Seurb

Para o feirante Alberto Silva, do setor Açaí, a melhor ação feita na feira tradicional foi a atual revitalização. “A reforma foi tão esperada por nós, feirantes. Já estamos até ansiosos para voltar para nosso boxe, com barraca e estrutura novas, piso novo. A COP-30 vem aí e isso vai ser muito gratificante, muito bom pra gente. Que cada um cuide bem do seu boxe, para manter todo tempo este lugar limpo e bonito”, disse.

Trabalhadora faz teste final dos serviços hidráulicos na feira tradicional do Ver-o-Peso. Foto: Talita Santos – Ascom Seurb.

120 boxes já entregues recebem novas lonas antichamas

Mesmo antes do Círio, de 26 de setembro a 11 de outubro de 2024, outros 120 boxes totalmente revitalizados já foram entregues aos trabalhadores dos setores de Maniva (26), Raízes (12), Polpa (10), Artesanato (16) e Refeição (56), que ficam atrás do Solar da Beira. Estes espaços estão recebendo instalações de novas lonas antichamas.

Os dez novos boxes do setor de Polpa foram entregues antes do Círio. Além deles, Maniva, Raízes, Artesanato e Refeição. Foto: Juliane Castro – Ascom Seurb

A nova cobertura do Ver-o-Peso é também mais leve e garante maior conforto térmico, translucidez e resistência. Além da cobertura em lona e novos boxes, toda a feira tradicional do Ver-o-Peso conta com novas instalações elétricas e hidráulicas, nova pavimentação, iluminação com LED e especial, além de todas as prevenções contra incêndio.

Os setores de Artesanato, Maniva, Raízes, Polpa e Refeição já entregues agora estão recebendo instalações de novas lonas antichamas. Foto: Juliane Castro – Ascom Seurb

Complexo Ver-o-Peso

A feira tradicional está incluída na ampla reforma do Complexo Ver-o-Peso, uma das obras mais esperadas pela população da cidade, que ajuda a preparar Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30. O evento ocorrerá em novembro e deixará um grande legado para a capital paraense.

Outros 120 boxes totalmente revitalizados já foram entregues aos trabalhadores dos setores de Maniva (26), Raízes (12), Polpa (10), Artesanato (16) e Refeição (56), que ficam atrás do Solar da Beira. Foto: Juliane Castro – Ascom Seurb

Abrangência

A execução da obra no complexo pela Seurb é feita pela empresa Multisul e o remanejamento dos permissionários para os novos boxes é realizado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon). 

Além da feira tradicional, as obras do Complexo Ver-o-Peso abrangem as áreas do Mercado de Peixe e Mercado de Carne, com avanço de 60% em cada obra; Ladeira do Castelo, a qual já está toda concluída; Pedra do Peixe, que entrou em obras no último dia 6; e estacionamento, que terá obras em breve. 

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2021 Correio Paraense todos os direitos reservados.