PARÁ
Pará reduz feminicídios e destaca ações de proteção às mulheres
No Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, o Governo do Pará apresentou avanços no combate à violência contra a mulher, com destaque para a redução de 17% nos feminicídios e 10% nos casos de violência doméstica entre janeiro e outubro de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.
Programas de proteção
Entre as iniciativas, o programa “Pró-Mulher Pará” já realizou mais de 5.300 atendimentos e qualificou 1.600 agentes para humanizar os serviços. Além disso, o estado conta com viaturas específicas, o aplicativo “SOS Maria da Penha”, patrulhas especializadas e o sistema “Alerta Pará Mulher”, que agilizam o atendimento de vítimas.
Atendimento especializado
Delegacias em cidades como Belém, Ananindeua e Santarém funcionam 24h, com apoio de novas estruturas como a “Sala Lilás” em Salinópolis e a Deam Virtual, facilitando o acolhimento e a denúncia.
Canais de denúncia
As denúncias podem ser feitas pelo 190, pelo aplicativo “SOS Maria da Penha” ou pelo WhatsApp do Disque Denúncia (91 98115-9181). Os canais garantem sigilo e atendimento rápido para proteger as vítimas.