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Black Friday: compras nos supermercados devem aumentar em 19%, revela pesquisa

Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados, ensina como alavancar as vendas e destaca a ornamentação da loja e o estoque como essenciais para atrair o público

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A tradicional megapromoção de Black Friday, prevista para a última sexta-feira de novembro, dia 29, terá uma alta rentabilidade neste ano. Prova disso, é o levantamento feito pelo Dito, empresa de tecnologia, em parceria com a Opinion Box, que aponta o aumento de 19% nas compras de supermercados enquanto as de alimentos e bebidas devem chegar a 14%. Para o economista e especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, é necessário se preparar para a data. “Com planejamento, o supermercadista pode conseguir um bom aumento nas vendas. Destaco a preparação do estoque, rapidez nas reposições de produtos e a ornamentação da loja como ações fundamentais para ter sucesso na Black Friday”, diz.
 

O mesmo levantamento é responsável por revelar que na Black Friday de 2023, 12% das compras feitas durante a comemoração foram em supermercados, além de 9% dos gastos serem destinados a alimentos e bebidas. “Apesar dos setores de eletrodomésticos e eletrônicos, casa e decoração e de vestuário serem os mais procurados pelo público, não são os únicos que podem ser beneficiados pela megapromoção. Os supermercados podem e devem aproveitar a data, oferecendo kits especiais, promoções em produtos do dia a dia e criando campanhas de marketing personalizadas para atrair os consumidores”, destaca Leandro.

Segundo Rosadas, é necessário ter uma preparação e um inventário do estoque, além de criar um cronograma com as tarefas necessárias para os colaboradores manterem a organização do estabelecimento. Isso porque o público não possui uma lista exata do que irá comprar; há mais chances da compra por impulso, por isso pensar na localização dos produtos que estarão com desconto é importante.
 

O especialista separou um passo a passo para os supermercadistas maximizaram as vendas na Black Friday:
 

Prepare seu Estoque
Leandro explica que é preciso ter 15 dias de estoque dos produtos em promoção, para uma semana de Black Friday. Para isso é importante analisar os dados do que vendeu mais no ano anterior, na mesma data. O ideal é que no mínimo 25 produtos estejam contemplados na promoção.
 

Diversifique os meios de pagamento
“Outro passo importante é disponibilizar formas de pagamento para a Black Friday, como por exemplo: cartão, vale alimentação, entre outros.
 

Invista na ornamentação da loja
Rosadas explica que a ornamentação da loja é a chave para impulsionar as vendas durante o período. Sinalize ao público que o estabelecimento está participando da Black Friday. Posicionone os produtos com descontos no fundo da loja. Dessa forma, os clientes precisarão percorrer os corredores para alcançar os itens de interesse. Esse deslocamento faz com que outras ofertas e produtos, possivelmente, sejam vistos.
 

Promova uma excelente experiência para o cliente
O alto movimento do público é uma das principais características da Black Friday, e de acordo com Leandro, é essencial que os supermercados estejam atentos à experiência de compra do consumidor durante a data. “Evitar filas longas e garantir a agilidade no atendimento são diferenciais. Automatizar processos de pagamento, oferecer opções de self-checkout, resulta em um fluxo de caixa mais rápido e maior satisfação dos clientes.
 

Treine os colaboradores 
“Com tantas promoções e produtos em destaque, é essencial que os colaboradores conheçam bem o estoque, os preços e as características de cada item, para que possam tirar dúvidas e oferecer as melhores opções aos clientes”, esclarece o especialista.

Monte uma estratégia de marketing com foco na Black Friday
“Uma estratégia de marketing bem planejada pode impulsionar suas vendas de forma significativa. Definir seu objetivo principal é o primeiro passo: Aumentar as vendas, conquistar novos clientes ou fortalecer a marca? Depois, explore todas as possibilidades para divulgar sua campanha, como redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, blog, site, whatsapp, carro de som. Oferecer frete grátis também pode ser um atrativo para o cliente. Parcerias com influenciadores podem aumentar o alcance da sua campanha”, finaliza Leandro Rosadas.
 

Sobre Leandro Rosadas (@leandrorosadas):
Leandro Rosadas é economista, escritor e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 11 mil proprietários de supermercados Brasil afora. O especialista também é autor dos livros “Luuuucro” e “Dobre o lucro do seu supermercado”.

Texto: Beatriz de Mello

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